Saúde

Secretaria de Saúde intensifica combate ao mosquito da dengue em Maragogi

Prefeitura decretou estado de emergência por conta do surto do mosquito

Por Maurício Silva 13/05/2022 15h03 - Atualizado em 13/05/2022 15h03
Secretaria de Saúde intensifica combate ao mosquito da dengue em Maragogi
Coordenadoria de Endemias combate o mosquito da dengue em Maragogi - Foto: Isac Silva/7Segundos

A Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado as ações de prevenção e combate ao mosquito da dengue na turística cidade de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas. Nesta sexta-feira (13) a Coordenadoria de Endemias fez uma ação numa piscina desativada no povoado São Bento. A prefeitura decretou na última quarta-feira (11) estado de emergência em saúde pública por conta do surto de aedes aegypti.

Segundo a gestão do município, a Secretaria de Saúde notificou no período de janeiro a maio de 2022 vários casos do mosquito, sendo dengue (119 casos), de Chikungunya (três casos) e de zika vírus (um caso) no município.

Profissionais da Saúde foram inspecionar o imóvel em São Bento. Foto: Isac Silva


O coordenador de Endemias do município, Vandir Vieira Santos, esteve na inspeção realizada na manhã desta sexta-feira (13) em São Bento. “É uma orientação para essa pousada aqui em São Bento. O agente de endemias aqui de São Bento há oito dias veio aqui na piscina, fez o tratamento, colocou o produto, um inseticida, porque essa piscina está desativada”, informou.

Vandir Vieira Santos alertou sobre o risco de piscinas desativadas. “Piscina desativada há mais de um mês pode haver proliferação de mosquitos. Quando ela está em uso, clorada há 15 dias, toda semana botando cloro, ela não junta mosquito, quando está em uso”, frisou. Ele disse que já articulou com o proprietário da pousada para manter a limpeza da piscina.

O coordenador fez um apelo para a população colaborar. “Também apelar para a população nesse momento de chuva, do aumento das chuvas, do aumento dos casos de dengue e o aumento da infestação de mosquito, que todos nesses momentos podemos nos ajudar. Dengue é um problema de todos. Então é preciso que toda população não deixe tonel sem tampa, caixa d’água sem tampa, pneu exposto para juntar água, as calhas, não jogar lixo nos quintais, principalmente esses que acumulam água e fazer limpeza na sua própria residência. Se todos fizerem a sua a parte, a gente vai combater esse mosquito e evitar que pessoas venham a adoecer”, enfatizou.

Profissionais da Secretaria de Saúde intensificam ações. Foto: Isac Silva

Com apuração de Isac Silva*