Trânsito

SMTT intensifica fiscalização para coibir menores conduzindo veículos

Cinco apreensões foram feitas até a manhã desta quinta-feira

Por Maurício Silva 02/06/2022 14h02 - Atualizado em 03/06/2022 07h07
SMTT intensifica fiscalização para coibir menores conduzindo veículos
Ação de fiscalização ocorreu no Centro de Maragogi - Foto: Isac Silva/7Segundos

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) intensificou a fiscalização nas ruas da cidade turística de Maragogi para coibir menores de idade conduzindo veículos ilegalmente. Até a manhã desta quinta-feira (2) cinco apreensões foram feitas no município do Litoral Norte de Alagoas.

O superintendente da SMTT, Rodrigo Lyra, disse que o órgão já trabalhou muito as ações educativas e agora é preciso agir com mais intensidade. Ele disse que um dos principais problemas enfrentados é a reincidência de menores que são flagrados fazendo irregularidades e que voltam a praticar a mesa ilegalidade. 

Lyra disse que a SMTT conta com o apoio de outras instituições. "A gente está com uma preocupação muito grande junto com o Ministério Público, Polícia Militar, bem como também a Polícia Civil, que está dando o maior apoio a gente, dos menores conduzindo veículos ciclomotores em nossa cidade. Quer seja conduzindo, sem os itens de segurança, que por si só ser menor já não pode", informou.

O chefe da SMTT disse que há um grande número de adolescentes praticando irregularidades. "A gente está com um grande números de menores dando 'grau' na cidade, empinando moto, com o escapamento adulterado. Por orientação do Ministério Público, que pediu para a gente intensificar essa fiscalização e não mais conversar. A gente conversava e o mesmo era reincidente e voltava a praticar. O Ministério Público orientou, junto com a Polícia Civil, o novo comando do 6º BPM, para trazermos para a delegacia e fazer um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) para ficar o pai responsável para responder por crime, crime de menor potencial, mas para responder por isso", ressaltou Lyra.

Rodrigo Lyra complementou o que vem sendo feito. "Está sendo trazido para a delegacia, está sendo feito o TCO. A gente vem fazendo as campanhas, pedindo e estamos aqui nessa preocupação na realidade: muitos menores na ruas nos veículos ciclomotores e estamos combatendo isso", comunicou.

O superintendente fez um apelo. "A gente pede aos pais que tomem consciência, tanto aos pais como irmãos, como parentes e não deem o veículo ciclomotor ao menor para não pilotar em Maragogi", frisou. Ele disse que se flagrado a irregularidade, o responsável vai para a delegacia e responde ao TCO e que se a moto se tiver alguma irregularidade terá que ficar adequada. Em um segundo momento o veículo pode ser recolhido para o pátio do Detran, em Maceió. 

Com apuração de Isac Silva*