Prefeitura de Maragogi promove capacitação para médicos e enfermeiros
Treinamento ocorreu nesta quarta-feira

A Prefeitura de Maragogi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta quarta-feira (1º) uma capacitação para médicos e enfermeiros focada no manejo clinico das arboviroses (dengue, chickungunya e zika vírus). O evento no município do Litoral Norte de Alagoas ocorreu na sede da Coopeagro.
A Secretaria de Saúde reuniu médicos e enfermeiros que atuam no município para a palestra ministrada pelo médico João Oliveira Neto sobre como esses profissionais devem conduzir os casos clínicos que eles atenderem nos postos de saúde do município ou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Antônio.

O secretário de Saúde, Francisco Lins, ressaltou que a capacitação é fundamental. “O Estado de Alagoas, diversos municípios estão em situação de emergência por conta de dengue, chickungunya e zika vírus e Maragogi, infelizmente, também está nessa situação, e essa capacitação visa deixar esses profissionais preparados para atender esses casos clínicos tomar sempre a melhor conduta e orientar a população também do auto cuidado durante o processo do adoecimento”, disse.

Francisco Lins frisou que a colaboração da população é fundamental. “Agora é muito importante também deixar claro o papel de extrema necessidade e de extrema importância que tem a população em relação a esses cuidados porque nós estamos falando de três doenças: dengue, chickungunya e zika vírus, mas que são transmitidas por um único vetor que é o mosquito aedes aegypti. Se a gente combater o mosquito a gente não vai ter dengue, chickungunya e zika vírus”, salientou.
O palestrante João Oliveira Neto, que é médico no povoado São Bento, disse que as arboviroses são doenças conhecidas, mas que permanecem endêmicas. “A população já ouviu falar há muito tempo, algo que nós conhecemos, mas que permanece sendo ativa, permanece epidemia, os casos estão aumentando. É importantíssimo na saúde, na medicina, a reciclagem, estar cada dia mais se atualizando das novas opções de tratamento”, informou.

O médico Charles Cooper comentou que a palestra é muito importante. “É muito pertinente essa palestra sobre o manejo clinico das arborviroses, que são doenças que estão nos assaltando aqui em Maragogi e outras cidades, a chickunguya, a zika e a dengue. Tenho que parabenizar o secretário Francisco Lins por esse evento. É importante a conscientização do corpo clinico, dos colegas médicos, das colegas enfermeiras, mas é importante a conscientização da população”, frisou.

PNI
Durante o evento, a enfermeira Bárbara Farias foi apresentada como nova coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI). “É um programa de grande importância nesse momento, principalmente por conta que estamos numa fase de muita ênfase na questão de vacinas: não só a covid, mas também vacinas de rotina, de campanha, da influenza, que a gente precisa estar sempre batendo nessa tecla”, enfatizou.

Com apuração de Isac Silva*
Veja também
Últimas notícias

Motociclista fica gravemente ferido após colisão na Av. Durval de Góes Monteiro, em Maceió

Três pessoas ficam presas às ferragens de carro em acidente na BR-101, em Joaquim Gomes

Segundo suspeito de estuprar homem em Dois Riachos é preso no interior de Pernambuco

Governo de Alagoas lança núcleo para combater a desinformação e promover educação midiática

Afastamento da prefeita Tia Júlia se deu devido à realização de check-up médico, informa assessoria

Em evento em Sergipe, Marcelo Beltrão apresenta experiências que marcaram a Educação de Coruripe
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
