Prefeitura de Maragogi promove capacitação para médicos e enfermeiros
Treinamento ocorreu nesta quarta-feira
A Prefeitura de Maragogi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta quarta-feira (1º) uma capacitação para médicos e enfermeiros focada no manejo clinico das arboviroses (dengue, chickungunya e zika vírus). O evento no município do Litoral Norte de Alagoas ocorreu na sede da Coopeagro.
A Secretaria de Saúde reuniu médicos e enfermeiros que atuam no município para a palestra ministrada pelo médico João Oliveira Neto sobre como esses profissionais devem conduzir os casos clínicos que eles atenderem nos postos de saúde do município ou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Antônio.

O secretário de Saúde, Francisco Lins, ressaltou que a capacitação é fundamental. “O Estado de Alagoas, diversos municípios estão em situação de emergência por conta de dengue, chickungunya e zika vírus e Maragogi, infelizmente, também está nessa situação, e essa capacitação visa deixar esses profissionais preparados para atender esses casos clínicos tomar sempre a melhor conduta e orientar a população também do auto cuidado durante o processo do adoecimento”, disse.

Francisco Lins frisou que a colaboração da população é fundamental. “Agora é muito importante também deixar claro o papel de extrema necessidade e de extrema importância que tem a população em relação a esses cuidados porque nós estamos falando de três doenças: dengue, chickungunya e zika vírus, mas que são transmitidas por um único vetor que é o mosquito aedes aegypti. Se a gente combater o mosquito a gente não vai ter dengue, chickungunya e zika vírus”, salientou.
O palestrante João Oliveira Neto, que é médico no povoado São Bento, disse que as arboviroses são doenças conhecidas, mas que permanecem endêmicas. “A população já ouviu falar há muito tempo, algo que nós conhecemos, mas que permanece sendo ativa, permanece epidemia, os casos estão aumentando. É importantíssimo na saúde, na medicina, a reciclagem, estar cada dia mais se atualizando das novas opções de tratamento”, informou.

O médico Charles Cooper comentou que a palestra é muito importante. “É muito pertinente essa palestra sobre o manejo clinico das arborviroses, que são doenças que estão nos assaltando aqui em Maragogi e outras cidades, a chickunguya, a zika e a dengue. Tenho que parabenizar o secretário Francisco Lins por esse evento. É importante a conscientização do corpo clinico, dos colegas médicos, das colegas enfermeiras, mas é importante a conscientização da população”, frisou.

PNI
Durante o evento, a enfermeira Bárbara Farias foi apresentada como nova coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI). “É um programa de grande importância nesse momento, principalmente por conta que estamos numa fase de muita ênfase na questão de vacinas: não só a covid, mas também vacinas de rotina, de campanha, da influenza, que a gente precisa estar sempre batendo nessa tecla”, enfatizou.

Com apuração de Isac Silva*
Veja também
Últimas notícias
Homem é preso acusado de receptação em Estrela de Alagoas
Prefeito Theobaldo Cintra realiza grande Festa do Dia das Mães em Major Izidoro
Colisão entre carros deixa homem morto na BR-101 em Junqueiro
Homem é preso em flagrante com maconha e cocaína em Arapiraca
Colisão entre motos deixa dois feridos na AL-101 Norte em Maragogi
Homem é assassinado e outro é baleado na cabeça na parte alta de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
