Alagoas não está em situação de alerta com relação à Covid-19, avalia Sesau
Durante reunião nesta quinta-feira, foram discutidos números de casos, internações e óbitos provocados pela doença
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta quinta-feira (9), mais uma reunião do Grupo Técnico da sala de situação da Covid-19. Na oportunidade, foram avaliados os dados dos boletins diários da doença, onde ficou constatado que Alagoas não possui situação de alerta em relação ao novo coronavírus.
Para fins de avaliação, o GT leva em consideração número de casos, de internações e de óbitos por Covid-19 entre as semanas epidemiológicas. Também são analisadas a cobertura vacinal, a sazonalidade do vírus e o uso de máscara em locais obrigatórios de acordo com o último decreto estadual sobre distanciamento social, divulgado em 15 de março deste ano.
Com isso, foi possível detectar que em Alagoas a situação atual está sob controle com relação ao novo coronavírus. Isso porque, até a última semana epidemiológica, não há repercussão nos óbitos, apesar de um leve aumento no número de testes positivos no Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), o que já era esperado em razão da sazonalidade do vírus nesta época de chuva.
Vacinação
Segundo análise feita durante a reunião, as principais preocupações do grupo técnico giram em torno da cobertura vacinal, especialmente entre as crianças de 5 a 11 anos, onde menos de 30% foram vacinadas com as duas doses da vacina, conforme o Vacinômetro.
Geonice Peixoto, secretária executiva de Ações de Saúde da Sesau, afirma que a situação não é grave e que a Sesau está sempre monitorando os dados. “A situação está sob controle, pois não há aumento no número de internações, nem de óbitos. Além disso, estamos longe de atingir a ocupação de leitos que já alcançamos durante os picos de Covid-19, em meses anteriores”, esclareceu.
Estiveram presentes na reunião a secretária executiva de Ações de Saúde, Geonice Peixoto; a gerente de Ações Estratégicas, Sylvana Medeiros; o gerente de Análise da Situação da Saúde, Herbert Charles Barros; as médicas Janaína Gouveia e Luciana Pacheco; a coordenadora da Central de Regulação de Leitos, Lysgreth Sanchez; o gerente do Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), Anderson Brandão; a enfermeira do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs), Linda Brito; o gerente de Vigilância e Controle das Doenças Transmissíveis, Diego Hora; e o gerente de Atenção Hospitalar, Ewerton Firmino.
Veja também
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
