Maragogi perde mestra Dudé da Barra Grande
Ícone da cultura maragogiense morreu neste domingo
Um dos maiores ícones da cultura popular maragogiense morreu na tarde deste domingo (19): trata-se de Maria José Ferreira, de 75 anos de idade, a “Mestra Dudé da Barra Grande”. Ela faleceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Antônio.
Maria José era Mestra de folguedos, e guardava na memória o Auto de Natal chamado Lapinha sendo a última detentora desse conhecimento em Alagoas. Dudé foi mestra e professora de pastoril, ministrava grupos de baianas, lecionou durante meses o pastoril no município de Porto de Pedras, dançava, cantava e dividiu composições em parceria com o saudoso Mestre Tião do Samba de Matuto.
Dudé estava concorrendo esse ano a Patrimônio Vivo de Alagoas pela Secretaria da Estado da Cultura. Desde muito jovem, sempre participou dos folguedos em Maragogi. A Mestra Dudé trazia em sua bagagem de experiências pessoais, algumas brincadeiras da cultura popular, entre elas a Lapinha, que se encontrava em vias de extinção.
A Lapinha configura-se como um auto de Natal, conhecido também como teatro dramático por conter em sua estrutura de apresentação, encenações, cantos, danças e poesias recitadas. Consta que este Auto de Natal teve seu início em Portugal por volta de 1584, século XVI. O folguedo já estava em processo de desaparecimento e sua única representante e detentora desse saber empírico estava em Maragogi.
A cultura de Maragogi perde mais uma estrela, mais uma riqueza patrimonial do Estado que se despede para sempre nos deixando saudades mas também um legado. A Lapinha de Dudé está registrado em filme e será publicado em livro num futuro próximo, transmitindo aos novos brincantes o repasse de seus saberes.
O secretário de Cultura e Esporte de Maragogi, José Carlos Vanderlei “Dodô” e todos os funcionários da Cultura, com muita dor pela perda, se solidarizaram com familiares e amigos de Maria José Ferreira, a Dudé da Barra Grande.
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
