Maragogi perde mestra Dudé da Barra Grande
Ícone da cultura maragogiense morreu neste domingo

Um dos maiores ícones da cultura popular maragogiense morreu na tarde deste domingo (19): trata-se de Maria José Ferreira, de 75 anos de idade, a “Mestra Dudé da Barra Grande”. Ela faleceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Antônio.
Maria José era Mestra de folguedos, e guardava na memória o Auto de Natal chamado Lapinha sendo a última detentora desse conhecimento em Alagoas. Dudé foi mestra e professora de pastoril, ministrava grupos de baianas, lecionou durante meses o pastoril no município de Porto de Pedras, dançava, cantava e dividiu composições em parceria com o saudoso Mestre Tião do Samba de Matuto.
Dudé estava concorrendo esse ano a Patrimônio Vivo de Alagoas pela Secretaria da Estado da Cultura. Desde muito jovem, sempre participou dos folguedos em Maragogi. A Mestra Dudé trazia em sua bagagem de experiências pessoais, algumas brincadeiras da cultura popular, entre elas a Lapinha, que se encontrava em vias de extinção.
A Lapinha configura-se como um auto de Natal, conhecido também como teatro dramático por conter em sua estrutura de apresentação, encenações, cantos, danças e poesias recitadas. Consta que este Auto de Natal teve seu início em Portugal por volta de 1584, século XVI. O folguedo já estava em processo de desaparecimento e sua única representante e detentora desse saber empírico estava em Maragogi.
A cultura de Maragogi perde mais uma estrela, mais uma riqueza patrimonial do Estado que se despede para sempre nos deixando saudades mas também um legado. A Lapinha de Dudé está registrado em filme e será publicado em livro num futuro próximo, transmitindo aos novos brincantes o repasse de seus saberes.
O secretário de Cultura e Esporte de Maragogi, José Carlos Vanderlei “Dodô” e todos os funcionários da Cultura, com muita dor pela perda, se solidarizaram com familiares e amigos de Maria José Ferreira, a Dudé da Barra Grande.
Últimas notícias

Audiência Pública vai debater concessão dos serviços de drenagem urbana em Maceió

Juiz julga improcedente ação para cassação dos vereadores de MDB de Japaratinga

Audiência pública na ALE debate políticas públicas voltadas às marisqueiras
Polícia Civil institui comissão para aprofundar investigações do desaparecimento de Ana Beatriz

IPTU 2025: segunda parcela do imposto vence nesta quarta-feira (30)

Em menos de um mês, Maceió vacina 11,33% da população contra Influenza
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
