Cultura

Maragogi perde mestra Dudé da Barra Grande

Ícone da cultura maragogiense morreu neste domingo

Por 7Segundos, com Assessoria 20/06/2022 10h10
Maragogi perde mestra Dudé da Barra Grande
Maragogi perde mestra Dudé da Barra Grande - Foto: Assessoria

Um dos maiores ícones da cultura popular maragogiense morreu na tarde deste domingo (19): trata-se de Maria José Ferreira, de 75 anos de idade, a “Mestra Dudé da Barra Grande”. Ela faleceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Antônio.

Maria José era Mestra de folguedos, e guardava na memória o Auto de Natal chamado Lapinha sendo a última detentora desse conhecimento em Alagoas. Dudé foi mestra e professora de pastoril, ministrava grupos de baianas, lecionou durante meses o pastoril no município de Porto de Pedras, dançava, cantava e dividiu composições em parceria com o saudoso Mestre Tião do Samba de Matuto.

Dudé estava concorrendo esse ano a Patrimônio Vivo de Alagoas pela Secretaria da Estado da Cultura. Desde muito jovem, sempre participou dos folguedos em Maragogi. A Mestra Dudé trazia em sua bagagem de experiências pessoais, algumas brincadeiras da cultura popular, entre elas a Lapinha, que se encontrava em vias de extinção.

A Lapinha configura-se como um auto de Natal, conhecido também como teatro dramático por conter em sua estrutura de apresentação, encenações, cantos, danças e poesias recitadas. Consta que este Auto de Natal teve seu início em Portugal por volta de 1584, século XVI. O folguedo já estava em processo de desaparecimento e sua única representante e detentora desse saber empírico estava em Maragogi.

A cultura de Maragogi perde mais uma estrela, mais uma riqueza patrimonial do Estado que se despede para sempre nos deixando saudades mas também um legado. A Lapinha de Dudé está registrado em filme e será publicado em livro num futuro próximo, transmitindo aos novos brincantes o repasse de seus saberes.

O secretário de Cultura e Esporte de Maragogi, José Carlos Vanderlei “Dodô” e todos os funcionários da Cultura, com muita dor pela perda, se solidarizaram com familiares e amigos de Maria José Ferreira, a Dudé da Barra Grande.