Maragogi perde mestra Dudé da Barra Grande
Ícone da cultura maragogiense morreu neste domingo
Um dos maiores ícones da cultura popular maragogiense morreu na tarde deste domingo (19): trata-se de Maria José Ferreira, de 75 anos de idade, a “Mestra Dudé da Barra Grande”. Ela faleceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Antônio.
Maria José era Mestra de folguedos, e guardava na memória o Auto de Natal chamado Lapinha sendo a última detentora desse conhecimento em Alagoas. Dudé foi mestra e professora de pastoril, ministrava grupos de baianas, lecionou durante meses o pastoril no município de Porto de Pedras, dançava, cantava e dividiu composições em parceria com o saudoso Mestre Tião do Samba de Matuto.
Dudé estava concorrendo esse ano a Patrimônio Vivo de Alagoas pela Secretaria da Estado da Cultura. Desde muito jovem, sempre participou dos folguedos em Maragogi. A Mestra Dudé trazia em sua bagagem de experiências pessoais, algumas brincadeiras da cultura popular, entre elas a Lapinha, que se encontrava em vias de extinção.
A Lapinha configura-se como um auto de Natal, conhecido também como teatro dramático por conter em sua estrutura de apresentação, encenações, cantos, danças e poesias recitadas. Consta que este Auto de Natal teve seu início em Portugal por volta de 1584, século XVI. O folguedo já estava em processo de desaparecimento e sua única representante e detentora desse saber empírico estava em Maragogi.
A cultura de Maragogi perde mais uma estrela, mais uma riqueza patrimonial do Estado que se despede para sempre nos deixando saudades mas também um legado. A Lapinha de Dudé está registrado em filme e será publicado em livro num futuro próximo, transmitindo aos novos brincantes o repasse de seus saberes.
O secretário de Cultura e Esporte de Maragogi, José Carlos Vanderlei “Dodô” e todos os funcionários da Cultura, com muita dor pela perda, se solidarizaram com familiares e amigos de Maria José Ferreira, a Dudé da Barra Grande.
Últimas notícias
Rick publicou vídeo em avião antes de helicóptero desaparecer em SC
Defensoria Pública leva atendimento gratuito a moradores de três bairros de Maceió
Dia da Árvore é celebrado em Maceió com plantio de 40 mudas nativas e frutíferas
TST suspende julgamento de dissídio da greve dos Correios
Quaest: Lula e Flávio têm empate técnico no limite da margem no 1º turno
Helicóptero com cantor Rick e empresário desaparece durante voo em Santa Catarina
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
