Tecnologia

Biden revela 1ª imagem do universo feita pelo telescópio James Webb

Esta é a fotografia mais nítida e profunda do cosmos; presidente norte-americano comentou a realização histórica

Por Metrópoles 11/07/2022 20h08
Biden revela 1ª imagem do universo feita pelo telescópio James Webb
Foto mais profunda do universo já feita, tirada pelo telecópio James Webb - Foto: Divulgação

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, revelou, na tarde desta segunda-feira (11/7), a primeira imagem científica do telescópio James Webb, da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa). Esta é a foto mais profunda do universo já feita.

Conhecida como Primeiro Campo Profundo de Webb, a imagem captura milhares de galáxias, sendo as mais distantes localizadas a 13,5 bilhões de anos-luz da Terra. Ou seja, registradas apenas 3 milhões de anos depois do Big Bang.

Em coletiva de imprensa realizada diretamente da Casa Branca, a vice-presidente Kamala Harris celebrou o trabalho do telescópio, o mais poderoso já feito pela humanidade. “Construído sobre o legado do Hubble, o James Webb estudará as profundezas do universo e o nosso sistema solar […] É uma grande realização da engenharia da humanidade, é um trabalho maravilhoso feito por várias nações do mundo e inspirará gerações”, disse.

Biden também comentou o feito de James Webb: “A América é capaz e fazer coisas realmente grandes e vai além das nossas capacidades. Nós vamos para lugares que nunca fomos antes. A América é uma nação de possibilidades”, disse.

A imagem, que mostra o passado do universo em 13,5 bilhões de anos, foi recebida com aplausos pelos presentes na coletiva.

O telescópio espacial da Nasa, que deverá complementar os registros do Hubble e custou RU$ 10 milhões, foi lançado ao espaço no ano passado. Cientistas de todo o mundo estão empolgados com as futuras descobertas do objeto.

Buraco Negro

Em 12 de maio, cientistas do consórcio Event Horizon Telescope (EHT) revelaram a primeira imagem de um buraco negro supermassivo no centro da nossa galáxia, a Via Láctea. O objeto gigantesco é conhecido como Sagitário A*.

Em 2019, o mesmo grupo de pesquisadores já havia revelado a primeira imagem de um buraco negro supermassivo, no centro da galáxia M87, localizado a uma distância de 55 milhões de anos-luz da Terra.