Alagoas

[Vídeo] Bartender de Maragogi faz o melhor coquetel de Alagoas

Marlon Oliveira venceu o 1º Festival Enchefs Coquetelaria

Por Maurício Silva 15/07/2022 14h02 - Atualizado em 15/07/2022 14h02
[Vídeo] Bartender de Maragogi faz o melhor coquetel de Alagoas
Marlon Oliveira é bartender de destaque na Costa dos Corais - Foto: Isac Silva/7Segundos

O bartender da cidade turística de Maragogi, Marlon Oliveira, de 31 anos de idade, faz o melhor coquetel de Alagoas. Ele venceu recentemente o 1º Festival Enchefs Coquetelaria do Estado. O drink Samburá, inspirado no Litoral Norte, foi a grande sensação da competição estadual.

Marlon Oliveira é um dos destaques da região da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais. Como ele venceu a competição em solo alagoano, agora ele se prepara representar Alagoas para disputar o Festival Enchefs Brasil, no Amapá.

Samburá é o melhor drink de Alagoas. Foto: Reprodução/Instagram


Oliveira contou como entrou no mundo da coquetelaria. “A minha carreira começou quando eu conheci a coquetelaria em 2019, através de um amigo meu, e foi uma coisa que eu me apaixonei. Trabalhei em outras coisas, mas a coquetelaria sempre vinha me chamando para trabalhar e há uns três anos a pousada Rangai me chamou. Tive a oportunidade de estudar mais, me aprofundar, me profissionalizar nessa profissão e estou trabalhando na coquetelaria há quatro anos. A pousada Rangai que me deu essa oportunidade de me profissionalizar”, frisou.

O bartender sempre vem fazendo cursos com renomados profissionais e enxerga a coquetelaria em expansão. “A coquetelaria vem crescendo no Brasil. Todo mundo pode perceber que é um segmento, assim como a culinária, a gente proporciona também uma experiência ao pessoal e esse ano foi primeiro ano que teve a categoria enchefs e, graças a Deus, eu consegui e fui agraciado com o primeiro lugar em Alagoas”, destacou.

Marlon Oliveira destacou que o Samburá é um drink mais que especial. “O Samburá eu quis trazer em homenagem aquele cesto, que os pescadores usam, colocam frutas dentro. Acredito que foi uma ideia que agregou valor com outros insumos que eu utilizei: foi o coco queimado junto com o caju, coloquei também uma cachaça de Alagoas”, disse.

Drink é inspirado em elementos do Litoral Norte de Alagoas. Foto: Reprodução/Instagram


Atualmente, Oliveira possui oito drinks autorais e busca sempre o equilíbrio. “Acredito que tem o bom senso de usar o equilíbrio. Cada um tem o seu segredo, cada um tem a sua particularidade de fazer um drink um pouco mais cítrico, o segredo mesmo, o ‘pulo do gato’ a gente não pode dizer. Tem um segredinho”, salientou.

Confira a receita do Samburá:

. 60 ml de cachaça Caraçuipe

. 30 ml de xarope artesanal de coco queimado e caju

. 30 ml de suco de limão Thaiti

. 20 ml de clara de ovo

. Guarnição de folha de coqueiro e cocada

Veja aqui como fazer o drink:

Com apuração de Isac Silva*