Jangadeiros de Porto de Pedras ganham selo de qualidade em passeios
90% da classe no município está capacitada

Com 90% dos jangadeiros capacitados, a cidade de Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas, tem um dos melhores índices de segurança turística em passeios e já criou o selo “Jangadeiro Legal” para os profissionais totalmente regularizados. O reflexo desse trabalho feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Marinha é a procura por profissionais que garantem qualidade e segurança aos clientes.
O primeiro passo foram os cursos de Marinheiro de Convés oferecidos pela prefeitura da cidade e executados pela Capitania dos Portos de Alagoas em 2021 e 2022. Agora, em parceria com ICMBio, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente concluiu o projeto Conduta Responsável em Ambiente Recifal, que capacitou condutores/jangadeiros com foco na gestão da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC). O curso é uma das etapas obrigatórias para obtenção da autorização do ICMBio e também estimula a promoção do turismo ecológico e responsável.
Toda essa capacitação e legalização é importante para que o jangadeiro possa conduzir os turistas dentro das normas estabelecidas pela lei Aquaviária nacional, complementadas por leis municipais. Por estarem situadas na Área de Preservação Ambiental (APA) Costa dos Corais, os passeios precisam obedecer regras específicas como a quantidade de visitantes e de jangadas permitidas por maré.
Abenildo Amalrino de Braga, um dos primeiros a ter o selo “Jangadeiro Legal” reconhece o trabalho da prefeitura no apoio a categoria e diz ter 'orgulho' pelo conhecimento adquirido que ele “nunca mais vai esquecer”.
As piscinas naturais de visitação podem receber, no máximo, 300 visitantes e 50 jangadas por dia. A área de visitação do Peixe-boi, em Tatuamunha, 70 visitantes e 10 condutores. Piscinas de menor porte com área de corais mais vulneráveis, têm regulamentação diferenciada. A piscina do Araçá, só pode receber 20 jangadas, com capacidade individual para seis pessoas , num total de 120 visitantes/dia e a do Poço da Véia, 30 jangadas com mesmo número de turistas, totalizando 180 /dia.
As secretárias de Meio Ambiente, Flávia Rego, e do Turismo, Zélia Cavalcanti, garantem que o trabalho na cidade é contínuo porque a preocupação do prefeito Henrique Vilela é ter o turismo de base sustentável como uma das metas. Além dos jangadeiros, toda a cadeia do turismo está passando por capacitações e restruturação. Porto de Pedras também é a única cidade de Alagoas e a quarta do Nordeste a ter uma praia, a do Patacho, com o selo Bandeira Azul de sustentabilidade.

Veja também
Últimas notícias

Criminosos se passam por agentes da Vigilância Sanitária e aplicam golpes em academias de Maceió

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
