Prefeito estimula associativismo em Porto de Pedras
O projeto está beneficiando artesãos, ambulantes e jangadeiros
Com uma visão de estímulo ao fortalecimento do associativismo, o prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela (MDB), está liderando um conjunto de ações para oferecer capacitação técnica a vários setores da comunidade. Através das secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Educação e apoio do Sebrae Alagoas, o projeto está beneficiando artesãos, ambulantes e jangadeiros.
O associativismo viabiliza mais participação entre a sociedade organizada e o poder público. A mobilização de um grupo de pessoas da comunidade para alcançar determinados objetivos fica muito mais fácil e traz melhores resultados se for realizada de forma conjunta.
Henrique Vilela diz que é fundamental para o desenvolvimento de um município apoiar e valorizar as instituições já existentes ou estimular a criação de novas, de forma organizada técnica e administrativamente.
A primeira associação a receber a consultoria do Sebrae Alagoas foi a dos artesãos que hoje tem uma visão de negócio inovadora a partir da identificação de novas estratégias. Atualmente a Associação dos Jangadeiros passa por esse trabalho de remodelação e os ambulantes da praia e cidade iniciam a formação de um novo grupo a partir do crescimento do turismo.
O analista da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Carl William Broad, diz que o Sebrae em parceria com a Sala do Empreendedor, vem promovendo o desenvolvimento dos pequenos negócios, através de atendimento de orientação empresarial, capacitação em gestão dos pequenos negócios e de consultorias de gestão e inovação. Nesse sentido, está apoiando a demanda de capacitação em associativismo, solicitada pela Secretaria de Turismo de Porto de Pedras.
O associativismo traz inúmeras vantagens para as pessoas que têm elementos em comum promovendo benefícios para todos. “Pensar coletivamente em resoluções de problemas, promover a troca de experiências, poder construir parcerias com o poder público e a iniciativa privada é gerar novas formas de negócios”, diz a secretária de Turismo, Zélia Cavalcanti, que destaca a parceria estratégica do Sebrae.
Através de palestras, dinâmicas de grupo e acompanhamento, a consultora Gil Lisboa tem estimulado o conhecimento técnico e oferecido a orientação necessária para o fortalecimento dos grupos que compõem setores importantes para a economia circular de Porto de Pedras. A cidade, que possui uma praia com o selo Bandeira Azul de sustentabilidade, tem estimulado o associativismo como elo fundamental para a cadeia dos pequenos negócios.
Veja também
Últimas notícias
Governador em exercício visita Campus IV da Uneal em São Miguel dos Campos
TRE/AL suspende retirada de cartazes e materiais de manifestação política na Ufal
Polícia apreende armas de fogo e munições no bairro Canafístula, em Arapiraca
Jovem morre após cair de moto e ser atingida por caminhão no São Jorge
Concurso da Saúde de Alagoas terá provas em 1º de novembro; veja horários
Arapiraca vai investir em motos para fiscais combaterem descarte irregular de lixo
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
