Prefeito estimula associativismo em Porto de Pedras
O projeto está beneficiando artesãos, ambulantes e jangadeiros
Com uma visão de estímulo ao fortalecimento do associativismo, o prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela (MDB), está liderando um conjunto de ações para oferecer capacitação técnica a vários setores da comunidade. Através das secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Educação e apoio do Sebrae Alagoas, o projeto está beneficiando artesãos, ambulantes e jangadeiros.
O associativismo viabiliza mais participação entre a sociedade organizada e o poder público. A mobilização de um grupo de pessoas da comunidade para alcançar determinados objetivos fica muito mais fácil e traz melhores resultados se for realizada de forma conjunta.
Henrique Vilela diz que é fundamental para o desenvolvimento de um município apoiar e valorizar as instituições já existentes ou estimular a criação de novas, de forma organizada técnica e administrativamente.
A primeira associação a receber a consultoria do Sebrae Alagoas foi a dos artesãos que hoje tem uma visão de negócio inovadora a partir da identificação de novas estratégias. Atualmente a Associação dos Jangadeiros passa por esse trabalho de remodelação e os ambulantes da praia e cidade iniciam a formação de um novo grupo a partir do crescimento do turismo.
O analista da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Carl William Broad, diz que o Sebrae em parceria com a Sala do Empreendedor, vem promovendo o desenvolvimento dos pequenos negócios, através de atendimento de orientação empresarial, capacitação em gestão dos pequenos negócios e de consultorias de gestão e inovação. Nesse sentido, está apoiando a demanda de capacitação em associativismo, solicitada pela Secretaria de Turismo de Porto de Pedras.
O associativismo traz inúmeras vantagens para as pessoas que têm elementos em comum promovendo benefícios para todos. “Pensar coletivamente em resoluções de problemas, promover a troca de experiências, poder construir parcerias com o poder público e a iniciativa privada é gerar novas formas de negócios”, diz a secretária de Turismo, Zélia Cavalcanti, que destaca a parceria estratégica do Sebrae.
Através de palestras, dinâmicas de grupo e acompanhamento, a consultora Gil Lisboa tem estimulado o conhecimento técnico e oferecido a orientação necessária para o fortalecimento dos grupos que compõem setores importantes para a economia circular de Porto de Pedras. A cidade, que possui uma praia com o selo Bandeira Azul de sustentabilidade, tem estimulado o associativismo como elo fundamental para a cadeia dos pequenos negócios.
Veja também
Últimas notícias
Exportações de serviços batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025
Renan Filho rebate declarações do Governador de Santa Catarina: “Sua máscara já caiu”
Três pessoas ficam feridas após veículo capotar AL-101 em Maragogi
Carro pega fogo em frente à Havan, no Jardim Petropólis
Profetisa americana afirma que Deus começou a expor corrupção no Brasil
Dupla é presa após realizar arrastão no bairro Pinheiro, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
