Oportunidades

Barraqueiros de praias de Porto de Pedras concluem consultoria

Capacitação é uma parceria do Sebrae com a Secretaria de Turismo

Por 7Segundos, com Assessoria 15/09/2022 15h03
Barraqueiros de praias de Porto de Pedras concluem consultoria
Barraqueiros de praias de Porto de Pedras concluem consultoria - Foto: Assessoria

Uma das cidades mais turísticas de Alagoas, Porto de Pedras, no Litoral Norte, concluiu a primeira etapa da consultoria para formalização dos barraqueiros que atuam nas praias – do Centro a Tatuamunha. O trabalho foi executado em parceria com o Sebrae através do estímulo ao associativismo.

Através de palestras, dinâmicas de grupo e acompanhamento, a consultora Gil Lisboa tem estimulado o conhecimento técnico e oferecido a orientação necessária para o fortalecimento dos grupos que compõem setores importantes para a economia circular de Porto de Pedras. A cidade ,que possui uma praia com o selo Bandeira Azul de sustentabilidade, tem estimulado o associativismo como elo fundamental para a cadeia dos pequenos negócios.

Nos últimos anos, o prefeito Henrique Vilela (MDB), vem executando um conjunto de ações para oferecer capacitação técnica a vários setores da comunidade. Através das secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Educação o projeto já beneficiou artesãos, jangadeiros e está fechando a etapa junto aos barraqueiros para a formalização de uma associação de classe.

O associativismo viabiliza mais participação entre a sociedade organizada e o poder público. A mobilização de um grupo de pessoas da comunidade para alcançar determinados objetivos fica muito mais fácil e traz melhores resultados se for realizada de forma conjunta.

Henrique Vilela ressaltou que é fundamental para o desenvolvimento de um município apoiar e valorizar as instituições já existentes ou estimular a criação de novas, de forma organizada técnica e administrativamente.

O analista da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Carl William Broad diz que o Sebrae em parceria com a Sala do Empreendedor, vem promovendo o desenvolvimento dos pequenos negócios, através de atendimento de orientação empresarial, capacitação em gestão dos pequenos negócios e de consultorias de gestão e inovação. Nesse sentido, está apoiando a demanda de capacitação em associativismo, solicitada pela Secretaria de Turismo de Porto de Pedras.

“Pensar coletivamente em resoluções de problemas, promover a troca de experiências, poder construir parcerias com o poder público e a iniciativa privada é gerar novas formas de negócios”, diz a secretária de Turismo, Zélia Cavalcanti, que destaca a parceria estratégica do Sebrae.