Eleições 2022

TSE autoriza envio de tropas federais para 27 cidades de Alagoas

Solicitação foi feita pela coligação Alagoas Merece Mais

Por 7Segundos, com Assessoria 28/10/2022 07h07 - Atualizado em 28/10/2022 07h07
TSE autoriza envio de tropas federais para 27 cidades de Alagoas
Porto Calvo é uma das cidades que vão receber tropas federais - Foto: Maurício Silva

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) garantiu o envio de tropas federais para 27 cidades de Alagoas para as eleições no dia 30 de outubro. A solicitação das forças de segurança foi feita pela coligação 'Alagoas Merece Mais', do candidato a governador Rodrigo Cunha (UB) e foi atendida nesta quinta-feira (27).

A disputa acirrada no âmbito estadual e o medo da violência fizeram o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, atender o pedido e autorizar o envio das tropas. A medida reconhece " cenário acirrado da disputa ao segundo turno no Estado, com a ampliação da violência, atrelado ao contexto de fragilidade institucional", segundo o ministro, que deferiu o pedido.

Alexandre de Moraes enfatizou que a segurança dos eleitores é também uma responsabilidade da Justiça Eleitoral. "A segurança dos eleitores, também de responsabilidade da Justiça Eleitoral, não pode ficar à mercê de interesses ou disputas locais, razão porque, de forma excepcional, cabe a atuação do TSE para reforçar e apoiar o Tribunal de origem na preservação de um ambiente pacífico e seguro aos eleitores do Estado. Assim, indiscutível que a hipótese não implica em indevida intervenção na segurança local, pois o apoio das forças federais se destinam exclusivamente à garantia da normalidade das eleições, não se prestando ao policiamento ostensivo que incumbe às forças estaduais”, enfatiza o ministro em sua decisão. 

“O processo eleitoral, como um dos pilares da democracia, deve ser resguardado. No dia da votação, há de imperar a ordem, a regularidade, a austeridade. A liberdade do eleitor depende da tranquilidade e da confiança nas instituições democráticas e no processo eleitoral”, diz também o ministro. “Fizemos ver ao TSE o clima de insegurança que estamos vivenciando neste segundo turno em Alagoas e a necessidade de assegurar a normalidade do pleito”, afirma a coordenação da campanha de Rodrigo Cunha e Jó Pereira ao Governo do Estado.

Vão receber reforço na segurança no dia da eleição, próximo domingo, dia 30 de outubro, os municípios de Batalha, Campo Alegre, Canapi, Coruripe, Delmiro Gouveia, Inhapi, Major Isidoro, Marechal Deodoro, Mata Grande, Matriz de Camaragibe, Murici, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Penedo, Piranhas, Porto Calvo, Rio Largo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, Traipu, União dos Palmares, São Sebastião, Junqueiro, Teotônio Vilela e Feira Grande.