Mundial aposta no streaming para ter mais de 5 bilhões em audiência

Uma entrevista recente de Gianni Infantino, atual presidente da Fifa, mostrou que existe uma expectativa alta para a audiência na Copa do Mundo no Catar. Além de bater os 3,3 bilhões de 2018, a entidade acredita que esse número pode superar a barreira dos 5 bilhões. Um dos motivos de toda essa confiança está no streaming, seja para a transmissão dos jogos ou até mesmo de produções que vão aproximar os torcedores da competição mais importante do futebol mundial.
A presença de filmes, séries e documentários sobre futebol costumam crescer em ano de Copa do Mundo. Recentemente, por exemplo, a Netflix lançou uma produção exclusiva acompanhando a vida do craque Neymar. Outros serviços de streaming, como a Prime Video e a HBO Max, também apostaram em conteúdos com foco na modalidade. A ideia é aproveitar o momento, e assim quebrar recordes de audiência. O impacto também pode ser positivo para o futebol, pois atrai atenção do público.
Essa tendência não acontece apenas nos filmes, mas também nos jogos online. Na lista de jogos da Betway Casino, é possível encontrar slots e roletas com a temática voltada para o futebol. O Football Star, o Football Super Spins e o Live Football Roulette são alguns exemplos disso. A ideia é usar a modalidade para atrair os fãs de futebol para o mundo dos jogos de apostas online. Não é preciso dizer que a procura por esses jogos temáticos crescem durante a Copa do Mundo, como no caso de 2022.
Isso explica o otimismo de Gianni Infantino com a audiência para o Mundial do Catar. A Fifa tem investido no streaming para atrair o público, inclusive com uma plataforma 100% gratuita dedicada aos torneios mais antigos. É possível assistir partidas da Copa do Mundo de 2002, quando o Brasil conquistou o quinto título, além de outras. Isso cria uma expectativa para a competição que vai acontecer. Além disso, a entidade também liberou a cobertura de jogos via transmissão ao vivo na internet.
Cobertura no YouTube
Até mesmo no Brasil é possível ver o streaming ganhando espaço nas transmissões. O Mundial no Catar contará com uma cobertura inédita no YouTube, com 22 jogos sendo transmitidos ao vivo pelo streamer Casimiro Miguel. Isso significa que mais pessoas devem acompanhar a competição, pois o criador de conteúdo possui milhões de seguidores em várias redes sociais. Isso faz com que a audiência do torneio fique ainda maior, como sonha a Fifa.
Enquanto isso, a Rede Globo aposta na plataforma Globoplay para atrair as pessoas que abandonaram as transmissões pela TV. O serviço vai cobrir a competição com o canal SporTV e o próprio canal aberto da emissora. Ou seja, será uma alternativa interessante, e totalmente inédita. Algo parecido aconteceu em 2018, na Copa do Mundo na Rússia, mas nada perto da estrutura que existe hoje. Além disso, o número de assinantes dos streming só aumentou nestes quatro anos.
Em outros países, como em Portugal e na Espanha, o Mundial também terá cobertura nos serviços de streaming. A Fifa apostou nisso para conseguir ampliar o alcance do torneio, e assim superar todos os números registrados em 2018. É claro que a cobertura da TV continua sendo a mais importante, porém é uma mudança que pode significar um futuro diferente. Por enquanto, a estreia do Brasil no Mundial ainda deve ser mais acompanhada pela TV do que pela internet.
Programas após a Copa
O pensamento da Fifa também está no futuro, principalmente com a criação de conteúdos durante a Copa do Mundo para usar posteriormente. Nos últimos anos, as plataformas de streaming começaram a fazer documentários cobrindo eventos ao vivo, e o público tem consumido. Fazer isso no futebol é promissor, e ainda pouco explorado. O resultado pode ser positivo, fazendo a audiência só aumentar nas próximas edições.
A Copa do Mundo é uma competição importante, mas existem mudanças programas para fazê-la ainda mais interessante para os torcedores. Por exemplo, em 2026, o torneio vai crescer e serão 48 seleções em campo, e não mais 32. Isso promete levar mais torcedores para as vilas montadas para a transmissão, assim como para a frente da TV.
Tudo isso deve mexer com o público, atraindo mais torcedores. Porém, se será o suficiente para superar a barreira dos 5 bilhões em 2022 é difícil afirmar, mas não faltam iniciativas para isso.
Veja também
Últimas notícias

Novo tipo de golpe com IA usa sua voz e dados contra você

Mais um policial militar reformado é baleado em Maceió; buscas pelo suspeito continuam

Rodrigo Cunha: duplicação da Durval de G. Monteiro deve reduzir em até 50% tempo de deslocamento entre o Ibama e o Viaduto da PRF

Os jovens pedem conselhos de vida ao ChatGPT, diz Sam Altman

Jovem de 18 anos descobre que está tendo um AVC após foto no Snapchat

Acusado de esfaquear homem é preso em flagrante em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
