Mundial aposta no streaming para ter mais de 5 bilhões em audiência
Uma entrevista recente de Gianni Infantino, atual presidente da Fifa, mostrou que existe uma expectativa alta para a audiência na Copa do Mundo no Catar. Além de bater os 3,3 bilhões de 2018, a entidade acredita que esse número pode superar a barreira dos 5 bilhões. Um dos motivos de toda essa confiança está no streaming, seja para a transmissão dos jogos ou até mesmo de produções que vão aproximar os torcedores da competição mais importante do futebol mundial.
A presença de filmes, séries e documentários sobre futebol costumam crescer em ano de Copa do Mundo. Recentemente, por exemplo, a Netflix lançou uma produção exclusiva acompanhando a vida do craque Neymar. Outros serviços de streaming, como a Prime Video e a HBO Max, também apostaram em conteúdos com foco na modalidade. A ideia é aproveitar o momento, e assim quebrar recordes de audiência. O impacto também pode ser positivo para o futebol, pois atrai atenção do público.
Essa tendência não acontece apenas nos filmes, mas também nos jogos online. Na lista de jogos da Betway Casino, é possível encontrar slots e roletas com a temática voltada para o futebol. O Football Star, o Football Super Spins e o Live Football Roulette são alguns exemplos disso. A ideia é usar a modalidade para atrair os fãs de futebol para o mundo dos jogos de apostas online. Não é preciso dizer que a procura por esses jogos temáticos crescem durante a Copa do Mundo, como no caso de 2022.
Isso explica o otimismo de Gianni Infantino com a audiência para o Mundial do Catar. A Fifa tem investido no streaming para atrair o público, inclusive com uma plataforma 100% gratuita dedicada aos torneios mais antigos. É possível assistir partidas da Copa do Mundo de 2002, quando o Brasil conquistou o quinto título, além de outras. Isso cria uma expectativa para a competição que vai acontecer. Além disso, a entidade também liberou a cobertura de jogos via transmissão ao vivo na internet.
Cobertura no YouTube
Até mesmo no Brasil é possível ver o streaming ganhando espaço nas transmissões. O Mundial no Catar contará com uma cobertura inédita no YouTube, com 22 jogos sendo transmitidos ao vivo pelo streamer Casimiro Miguel. Isso significa que mais pessoas devem acompanhar a competição, pois o criador de conteúdo possui milhões de seguidores em várias redes sociais. Isso faz com que a audiência do torneio fique ainda maior, como sonha a Fifa.
Enquanto isso, a Rede Globo aposta na plataforma Globoplay para atrair as pessoas que abandonaram as transmissões pela TV. O serviço vai cobrir a competição com o canal SporTV e o próprio canal aberto da emissora. Ou seja, será uma alternativa interessante, e totalmente inédita. Algo parecido aconteceu em 2018, na Copa do Mundo na Rússia, mas nada perto da estrutura que existe hoje. Além disso, o número de assinantes dos streming só aumentou nestes quatro anos.
Em outros países, como em Portugal e na Espanha, o Mundial também terá cobertura nos serviços de streaming. A Fifa apostou nisso para conseguir ampliar o alcance do torneio, e assim superar todos os números registrados em 2018. É claro que a cobertura da TV continua sendo a mais importante, porém é uma mudança que pode significar um futuro diferente. Por enquanto, a estreia do Brasil no Mundial ainda deve ser mais acompanhada pela TV do que pela internet.
Programas após a Copa
O pensamento da Fifa também está no futuro, principalmente com a criação de conteúdos durante a Copa do Mundo para usar posteriormente. Nos últimos anos, as plataformas de streaming começaram a fazer documentários cobrindo eventos ao vivo, e o público tem consumido. Fazer isso no futebol é promissor, e ainda pouco explorado. O resultado pode ser positivo, fazendo a audiência só aumentar nas próximas edições.
A Copa do Mundo é uma competição importante, mas existem mudanças programas para fazê-la ainda mais interessante para os torcedores. Por exemplo, em 2026, o torneio vai crescer e serão 48 seleções em campo, e não mais 32. Isso promete levar mais torcedores para as vilas montadas para a transmissão, assim como para a frente da TV.
Tudo isso deve mexer com o público, atraindo mais torcedores. Porém, se será o suficiente para superar a barreira dos 5 bilhões em 2022 é difícil afirmar, mas não faltam iniciativas para isso.