Exposição inédita de J. Borges desembarca em Maragogi
A mostra traz como tema as riquezas naturais e culturais do estado de Pernambuco, representadas por cenários característicos da região

Um dos mais renomados xilogravuristas do Brasil e do Mundo vai ter sua obra exposta em Maragogi. O minucioso e original trabalho de J. Borges, como é conhecido José Francisco Borges, vai poder se apreciado na exposição Pernambuco por J. Borges, a partir do dia 2 de fevereiro, no Hotel Areias Belas, na Avenida Beira Mar, 59, Centro de Maragogi.
Sob a curadoria de Christiana Asfora Cavalcanti e Stella Mendes, a exposição traz como tema a riqueza natural e cultural de Pernambuco, representadas pelos cenários característicos da região, como a vegetação do Agreste, o Sertão, a música e o folclore, além de personalidades ilustres como Ariano Suassuna, Francisco Brennand, Nossa Senhora da Conceição, entre outros. No total, a obra conta com uma série de 16 xilogravuras inéditas, feitas, exclusivamente para esta mostra.

"Esse é um momento ímpar e, quem sabe, o início de um movimento de uma maior disseminação da cultura do nosso povo e da nossa gente aqui em Maragogi. Poder trazer esta exposição e contribuir para que mais pessoas possam ter acesso a nossa cultura é algo singular e gratificante", disse a curadora, Christiana Asfora.
J. Borges - é mestre de cordel, xilogravurista e um dos artistas mais conhecidos no Brasil e na América Latina. Ele nasceu em 20 de dezembro de 1935, em Bezerros, Pernambuco. Filho de agricultores, ele começou a trabalhar aos dez anos de idade na roça, e negociava nas feiras da região. Autodidata, o gosto pela poesia fez encontrar nos folhetos de cordel um substituto para os livros escolares. Por volta de 1964, começou a escrever e a ilustrar os seus folhetos de cordel. Considerado Patrimônio Vivo de Pernambuco, suas obras receberam diversos prêmios e distinções pelo mundo. Entre suas obras mais importantes estão: "Gravuras de J. Borges" (Recife: Galeria Nega Fulô, 1973); "Xilogravuras de J. Borges" (Recife: Galeria Ranulpho, 1975), "No Tempo que os Bichos Falavam"(Olinda: Casa da Criança de Olinda e Instituto Nacional de Folclore, 1983).
Texto com contribuição da curadora Stella Mendes e do blog Arte Popular Brasil
Serviço:
Exposição "Pernambuco", de J. Borges
Curadoria: Christiana Asfora Cavalcanti e Stella Mendes
Realização: Hotel Areias Belas - Avenida Beira Mar, 59, Centro de Maragogi
Horário: 10h às 17h
Ingresso: Entrada Franca

Veja também
Últimas notícias

Prefeitura de Maceió divulga lista das mil mulheres contemplada no Banco da Mulher Empreendedora

Deputado Delegado Leonam divulga pontos para vacinação antirrábica gratuita neste sábado realizada pela Prefeitura de Maceió

Pioneiro, Governo de Alagoas lança bolsas de mestrado em Integridade da Informação

Homem é encontrado morto em mata de Rio Largo com sinais de execução

Governador Paulo Dantas entrega premiação a pesquisadores e reforma da sede da Fapeal

Carreta carregada com água mineral tomba na BR-316, entre Maribondo e Pindoba
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
