Porto Calvo e Jundiá vão receber Estação de Monitoramento Meteorológico e Hidrológico
Vice-governador, Ronaldo Lessa, assina contrato de obra quarta-feira (29)
Com o objetivo de preparar o estado para as chuvas do inverno, a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realiza nesta quarta-feira (29) o 1º workshop de planejamento e projeção para o período chuvoso de 2023 de Alagoas das 8h30 às 17h, no Salão Aqualtune do Palácio República dos Palmares, Maceió.
Na programação do evento, o vice-governador, Ronaldo Lessa, irá assinar o contrato para implantação da nova rede de monitoramento meteorológico e hidrológico de Alagoas. Serão 6 novas estações, dentre os municípios estão Porto Calvo e Jundiá.
Durante o período de chuva em 2022, Porto Calvo foi uma das cidades mais afetadas pelos estragados ocasionados pelas chuvas que caíram em Alagoas. Cerca de 50 famílias ficaram desalojadas. As águas dos rios Manguaba e Comandatuba subiram de nível, chegando a inundar ponte de acesso. As chuvas também derrubaram barreiras, obstruindo o acesso à comunidades rurais.
A cidade recebeu mais de R$ 300 mil reais da união para garantir itens de assistência humanitária.
Em Jundiá, várias casas foram inundadas deixando mais de 500 desalojadas e 112 desabrigadas.
Com a nova rede de monitoramento, Alagoas passará a ser o primeiro estado do Brasil com cobertura de todos os municípios, em tempo real, das condições meteorológicas e do monitoramento de desastres naturais. Com isso, aumentará de forma significativa a celeridade na emissão de avisos e alertas para os órgãos de proteção e defesa civil, diminuindo os riscos para a população.
Veja também
Últimas notícias
PSD Alagoas ainda não sabe se apoia Caiado ou Lula
Idosa com Alzheimer reencontra policiais que salvaram sua vida
Infraestrutura substitui 10 metros de rede de tubulação rompida no Poço
Carro é flagrado com garrafa pet usada como tanque de combustível
Cachorros sentam à mesa para comer em casa no Piauí
Inscrições para Prouni 2026 do 2º semestre estão abertas
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
