CMDCA lança edital para candidatos ao Conselho Tutelar de Maragogi
Interessado pode se inscrever até o dia 14 de abril
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) lançou nesta segunda-feira (3) edital para o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar de Maragogi. As inscrições iniciaram hoje e vão até o dia 14 de abril de 2023.
De acordo com o edital nº 006/2023, publicado na edição desta segunda-feira (3) do Diário Oficial dos Municípios (DOM), ficam abertas cinco vagas para a função pública de membro do Conselho Tutelar do Município de Maragogi, para cumprimento de mandato de quatro anos, no período de 10 de janeiro de 2024 a 9 de janeiro de 2028.
O membro do Conselho Tutelar é detentor de mandato eletivo, não incluído na categoria de servidor público em sentido estrito, não gerando vínculo empregatício com o Poder Público Municipal, seja de natureza estatutária ou celetista. A carga horária é de 40h semanais e a remuneração é de R$ 1.500,00.
Os cinco candidatos que obtiverem maior número de votos assumirão o cargo de membro titular do Conselho Tutelar. Todos os demais candidatos habilitados serão considerados suplentes, seguindo a ordem decrescente de votação. As inscrições são realizadas na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na rua José Machado Filho, Centro, das 8h às 13h, no período de 3 a 14 de abril. A relação dos inscritos será divulgada no dia 28 de abril.
Requisitos
O edital consta vários requisitos para se candidatar ao cargo de conselheiro tutelar de Maragogi. Os critérios destacam-se: reconhecida idoneidade moral; idade superior a 21 anos; residência em Maragogi; experiência mínima de um ano na defesa dos direitos da criança e do adolescente em entidades reconhecidas publicamente no município; conclusão do Ensino Médio ou equivalente e/ou de nível superior; entre outros.
Prova
Segundo o edital, no dia 11 de junho de 2023 será realizada a prova de conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, sobre o Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes, com questões múltiplas, podendo ainda conter também questões subjetivas, e prova prática de informática, ambas de caráter eliminatório. A divulgação do resultado da prova será no dia 16 do mesmo mês.
Eleição
Os membros do Conselho Tutelar de Maragogi serão escolhidos em sufrágio universal e direto, pelo voto direto, facultativo, uninominal e secreto dos eleitores aptos no cadastro da Justiça Eleitoral no Município, em eleição presidida pelo presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e fiscalizada pelo representante do Ministério Público. A eleição será realizada no dia 1º de outubro de 2023, das 8h às 17h.
O eleitor votará uma única vez, em um único candidato, na Mesa Receptora de Votos na seção instalada. A votação se dará em urna eletrônica, cedida pelo Tribunal Regional Eleitoral, com a indicação do respectivo número do candidato. Caso não seja possível contar com a cessão das urnas eletrônicas, a votação se dará por meio de cédulas eleitorais impressas e padronizadas, seguindo os parâmetros das cédulas impressas da Justiça Eleitoral, aprovadas previamente pela Comissão Especial, constando, em sua parte frontal, espaço para o preenchimento do número do candidato.
Para ter acesso ao edital completo, clique aqui no link:

Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
