CMDCA lança edital para candidatos ao Conselho Tutelar de Maragogi
Interessado pode se inscrever até o dia 14 de abril
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) lançou nesta segunda-feira (3) edital para o processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar de Maragogi. As inscrições iniciaram hoje e vão até o dia 14 de abril de 2023.
De acordo com o edital nº 006/2023, publicado na edição desta segunda-feira (3) do Diário Oficial dos Municípios (DOM), ficam abertas cinco vagas para a função pública de membro do Conselho Tutelar do Município de Maragogi, para cumprimento de mandato de quatro anos, no período de 10 de janeiro de 2024 a 9 de janeiro de 2028.
O membro do Conselho Tutelar é detentor de mandato eletivo, não incluído na categoria de servidor público em sentido estrito, não gerando vínculo empregatício com o Poder Público Municipal, seja de natureza estatutária ou celetista. A carga horária é de 40h semanais e a remuneração é de R$ 1.500,00.
Os cinco candidatos que obtiverem maior número de votos assumirão o cargo de membro titular do Conselho Tutelar. Todos os demais candidatos habilitados serão considerados suplentes, seguindo a ordem decrescente de votação. As inscrições são realizadas na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na rua José Machado Filho, Centro, das 8h às 13h, no período de 3 a 14 de abril. A relação dos inscritos será divulgada no dia 28 de abril.
Requisitos
O edital consta vários requisitos para se candidatar ao cargo de conselheiro tutelar de Maragogi. Os critérios destacam-se: reconhecida idoneidade moral; idade superior a 21 anos; residência em Maragogi; experiência mínima de um ano na defesa dos direitos da criança e do adolescente em entidades reconhecidas publicamente no município; conclusão do Ensino Médio ou equivalente e/ou de nível superior; entre outros.
Prova
Segundo o edital, no dia 11 de junho de 2023 será realizada a prova de conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, sobre o Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes, com questões múltiplas, podendo ainda conter também questões subjetivas, e prova prática de informática, ambas de caráter eliminatório. A divulgação do resultado da prova será no dia 16 do mesmo mês.
Eleição
Os membros do Conselho Tutelar de Maragogi serão escolhidos em sufrágio universal e direto, pelo voto direto, facultativo, uninominal e secreto dos eleitores aptos no cadastro da Justiça Eleitoral no Município, em eleição presidida pelo presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e fiscalizada pelo representante do Ministério Público. A eleição será realizada no dia 1º de outubro de 2023, das 8h às 17h.
O eleitor votará uma única vez, em um único candidato, na Mesa Receptora de Votos na seção instalada. A votação se dará em urna eletrônica, cedida pelo Tribunal Regional Eleitoral, com a indicação do respectivo número do candidato. Caso não seja possível contar com a cessão das urnas eletrônicas, a votação se dará por meio de cédulas eleitorais impressas e padronizadas, seguindo os parâmetros das cédulas impressas da Justiça Eleitoral, aprovadas previamente pela Comissão Especial, constando, em sua parte frontal, espaço para o preenchimento do número do candidato.
Para ter acesso ao edital completo, clique aqui no link:

Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
