Japaratinga inicia campanha de vacinação contra gripe
Imunização é feita nos postos de saúde do município
Os moradores (que são dos grupos prioritários) do turístico município de Japaratinga, no Litoral Norte de Alagoas, já tem disponível para a vacinação o imunizante contra a gripe. A campanha de vacinação contra a influenza iniciou nesta sexta-feira (14) e o imunizante se encontra em todos os postos de saúde da cidade litorânea.
Os grupos prioritários da campanha nacional contra a gripe são: pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a cinco anos de idade, trabalhadores da saúde, professores, gestantes e puérperas. Também fazem parte do público prioritário povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, profissionais das forças de segurança e salvamento, militares, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, profissionais do sistema penitenciário, pessoas privadas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas.
A secretária de Saúde de Japaratinga, Maria do Carmo da Silva Barbosa, ressaltou que a vacinação contra a gripe é um grande avanço para a saúde pública. “Após a entrada dessa vacina muitas crianças deixaram de crises graves de gripe. Nós gripamos, mas de uma forma grave ficou bem menos após a vacinação”, destacou.
Maria do Carmo frisou que o município tem adotado iniciativas para que a campanha seja exitosa. “Todas as nossas unidades estão com a vacina. Cada uma deixamos aberto para que cada uma faça o Dia D na própria unidade e porta a porta. Já está finalizando a escala onde Boqueirão, Bitingui, Barreiras, Cais, Usina São Gonçalo, todas essas localidades têm sua programação por área”, informou.
A secretária fez recomendações também para outras vacinas. “A gente recomenda que todas as pessoas dos grupos prioritários para procurar o agente de saúde, a sua área, seu posto e saiba quais vacinas vai precisar tomar por conta que têm outras vacinas como a da covid-19, que é uma demanda”, disse. Para se vacinar contra a gripe é preciso ter em mãos: cartão de vacina, cartão do SUS e CPF.
Com apuração de Isac Silva*
Veja também
Últimas notícias
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
