Utilidade Pública

Jacuípe inicia cadastro para obtenção da Carteira do Autista

Interessados devem comparecer na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social para fazer solicitação do documento

Por Thaís Andrade 25/04/2023 15h03 - Atualizado em 11/05/2023 15h03
Jacuípe inicia cadastro para obtenção da Carteira do Autista
Carteirinha de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista é um direito previsto pela Lei Romeo Mion (13.977/2020) - Foto: Reprodução/Internet

A Prefeitura de Jacuípe, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciou nesta segunda-feira (24), o cadastramento para a Carteirinha de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

A solicitação da carteirinha estará sempre disponível na prefeitura de Jacuípe.

Para se cadastrar é necessário levar documentos com foto RG e CPF do beneficiário e do responsável, foto 3x4 do beneficiário, o laudo médico, tipo sanguíneo, além de um comprovante de residência e telefone para contato.

A carteira é expedida de forma gratuita e pode ser requerida pelo beneficiário ou por seu representante legal.

Em Jacuípe, os interessados devem comparecer a sede da secretaria de segunda à sexta-feira no horário das 08 da manhã ao meio dia. O prazo de entrega do documento é de 60 dias.

Imagem: Reprodução/Assessoria

Sobre a CIPTEA


A Carteira do Autista foi criada em 2020 como um direito previsto pela Lei Romeo Mion (13.977/2020). Seu objetivo é garantir direitos, como prioridade de atendimento em serviços públicos e privados, além de facilitar a identificação da pessoa autista.

A CIPTEA tem validade de, pelo menos, cinco anos e quando renovada deve manter o mesmo número de identificação, como forma de permitir a contagem das pessoas com a condição em todo o território nacional.