Base Avançada de Porto de Pedras do Peixe-Boi retorna ao CMA
Mudança foi feita pelo ICMBio
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) decidiu pelo retorno de gestão da Base Avançada de Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas, que trata dos peixes-boi marinho, ao Centro de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA). A portaria foi publicada pelo presidente do órgão, Marcelo Marcelino de Oliveira, na edição desta quarta-feira (3) do Diário Oficial da União (DOU).
A Base Avançada na turística Porto de Pedras fica no rio Tatuamunha e foi inaugurada pelo ICMBio em abril de 2015. A unidade fica bem na região central da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais e tem como finalidades ampliar as ações de conservação e manejo da biodiversidade marinha na região; desenvolver as atividades de aclimatação, soltura e monitoramento de peixes-bois marinhos na natureza, além de ser um importante polo de promoção da participação social na gestão da APA.
Antes do retorno de gestão para o Centro de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA), a base da cidade litorânea estava era gerida pelo pelo ICMBio através da chefia da APA Costa dos Corais. Agora a expectativa é que a gestão da base melhore e desafogue o Núcleo de Gestão Integrada (NGI) Costa dos Corais. Com a portaria do ICMBio nº 1.433, o ICMBio Costa dos Corais continua sendo um NGI, mas agora apenas da APA Costa dos Corais e da Rebio Saltinho.
Projeto Peixe-Boi
O Projeto Peixe-boi foi criado pelo Governo Federal em 1980 e desde 1994 realiza no Estado de Alagoas as solturas de peixes-bois reabilitados em cativeiro. A Base Avançada para o Projeto Peixe-boi em Porto de Pedras é uma estratégia importante para a recolonização de uma área histórica de ocorrência do peixe-boi marinho. A Base também é considerada estratégica para a gestão da APA Costa dos Corais, por estar localizada no centro da unidade.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
