Base Avançada de Porto de Pedras do Peixe-Boi retorna ao CMA
Mudança foi feita pelo ICMBio
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) decidiu pelo retorno de gestão da Base Avançada de Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas, que trata dos peixes-boi marinho, ao Centro de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA). A portaria foi publicada pelo presidente do órgão, Marcelo Marcelino de Oliveira, na edição desta quarta-feira (3) do Diário Oficial da União (DOU).
A Base Avançada na turística Porto de Pedras fica no rio Tatuamunha e foi inaugurada pelo ICMBio em abril de 2015. A unidade fica bem na região central da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais e tem como finalidades ampliar as ações de conservação e manejo da biodiversidade marinha na região; desenvolver as atividades de aclimatação, soltura e monitoramento de peixes-bois marinhos na natureza, além de ser um importante polo de promoção da participação social na gestão da APA.
Antes do retorno de gestão para o Centro de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA), a base da cidade litorânea estava era gerida pelo pelo ICMBio através da chefia da APA Costa dos Corais. Agora a expectativa é que a gestão da base melhore e desafogue o Núcleo de Gestão Integrada (NGI) Costa dos Corais. Com a portaria do ICMBio nº 1.433, o ICMBio Costa dos Corais continua sendo um NGI, mas agora apenas da APA Costa dos Corais e da Rebio Saltinho.
Projeto Peixe-Boi
O Projeto Peixe-boi foi criado pelo Governo Federal em 1980 e desde 1994 realiza no Estado de Alagoas as solturas de peixes-bois reabilitados em cativeiro. A Base Avançada para o Projeto Peixe-boi em Porto de Pedras é uma estratégia importante para a recolonização de uma área histórica de ocorrência do peixe-boi marinho. A Base também é considerada estratégica para a gestão da APA Costa dos Corais, por estar localizada no centro da unidade.
Veja também
Últimas notícias
Moradora de rua é assassinada com tiro na cabeça no Clima Bom, em Maceió
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
