Base Avançada de Porto de Pedras do Peixe-Boi retorna ao CMA
Mudança foi feita pelo ICMBio
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) decidiu pelo retorno de gestão da Base Avançada de Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas, que trata dos peixes-boi marinho, ao Centro de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA). A portaria foi publicada pelo presidente do órgão, Marcelo Marcelino de Oliveira, na edição desta quarta-feira (3) do Diário Oficial da União (DOU).
A Base Avançada na turística Porto de Pedras fica no rio Tatuamunha e foi inaugurada pelo ICMBio em abril de 2015. A unidade fica bem na região central da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais e tem como finalidades ampliar as ações de conservação e manejo da biodiversidade marinha na região; desenvolver as atividades de aclimatação, soltura e monitoramento de peixes-bois marinhos na natureza, além de ser um importante polo de promoção da participação social na gestão da APA.
Antes do retorno de gestão para o Centro de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA), a base da cidade litorânea estava era gerida pelo pelo ICMBio através da chefia da APA Costa dos Corais. Agora a expectativa é que a gestão da base melhore e desafogue o Núcleo de Gestão Integrada (NGI) Costa dos Corais. Com a portaria do ICMBio nº 1.433, o ICMBio Costa dos Corais continua sendo um NGI, mas agora apenas da APA Costa dos Corais e da Rebio Saltinho.
Projeto Peixe-Boi
O Projeto Peixe-boi foi criado pelo Governo Federal em 1980 e desde 1994 realiza no Estado de Alagoas as solturas de peixes-bois reabilitados em cativeiro. A Base Avançada para o Projeto Peixe-boi em Porto de Pedras é uma estratégia importante para a recolonização de uma área histórica de ocorrência do peixe-boi marinho. A Base também é considerada estratégica para a gestão da APA Costa dos Corais, por estar localizada no centro da unidade.
Veja também
Últimas notícias
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Inep antecipa divulgação e gabarito do Enem sai na quarta (19)
Após aprovação na Câmara, Fabio Costa afirma que PL Anticrime marca avanço contra a impunidade
Teca Nelma cobra esclarecimentos sobre impacto da liquidação do Banco Master na aposentadoria dos servidores
Empresa é condenada a indenizar ex-funcionária por proibir uso de tranças afro em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
