Base Avançada de Porto de Pedras do Peixe-Boi retorna ao CMA
Mudança foi feita pelo ICMBio
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) decidiu pelo retorno de gestão da Base Avançada de Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas, que trata dos peixes-boi marinho, ao Centro de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA). A portaria foi publicada pelo presidente do órgão, Marcelo Marcelino de Oliveira, na edição desta quarta-feira (3) do Diário Oficial da União (DOU).
A Base Avançada na turística Porto de Pedras fica no rio Tatuamunha e foi inaugurada pelo ICMBio em abril de 2015. A unidade fica bem na região central da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais e tem como finalidades ampliar as ações de conservação e manejo da biodiversidade marinha na região; desenvolver as atividades de aclimatação, soltura e monitoramento de peixes-bois marinhos na natureza, além de ser um importante polo de promoção da participação social na gestão da APA.
Antes do retorno de gestão para o Centro de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA), a base da cidade litorânea estava era gerida pelo pelo ICMBio através da chefia da APA Costa dos Corais. Agora a expectativa é que a gestão da base melhore e desafogue o Núcleo de Gestão Integrada (NGI) Costa dos Corais. Com a portaria do ICMBio nº 1.433, o ICMBio Costa dos Corais continua sendo um NGI, mas agora apenas da APA Costa dos Corais e da Rebio Saltinho.
Projeto Peixe-Boi
O Projeto Peixe-boi foi criado pelo Governo Federal em 1980 e desde 1994 realiza no Estado de Alagoas as solturas de peixes-bois reabilitados em cativeiro. A Base Avançada para o Projeto Peixe-boi em Porto de Pedras é uma estratégia importante para a recolonização de uma área histórica de ocorrência do peixe-boi marinho. A Base também é considerada estratégica para a gestão da APA Costa dos Corais, por estar localizada no centro da unidade.
Veja também
Últimas notícias
Maceió recebe Festival Internacional de Cultura com atrações de quatro países
Rafael Brito garante investimentos para saúde, educação e infraestrutura em Delmiro
Alfredo Gaspar dispara contra Lula: 'É o pai de Lulinha e do Tigrinho'
Mutirão reúne mais de 300 pessoas para exames oftalmológicos em Girau do Ponciano
Homem é preso após ameaçar ex-namorado da atual companheira de morte em Maceió
Veículo sai da pista e deixa duas pessoas feridas na Rota do Mar, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
