Meio ambiente

Morre filhote de peixe-boi nascido em recinto de aclimatação de Porto de Pedras

ICMBio confirmou a morte nesta segunda-feira

Por Maurício Silva 02/05/2022 14h02
Morre filhote de peixe-boi nascido em recinto de aclimatação de Porto de Pedras
Filhote havia nascido em recinto localizado em Porto de Pedras - Foto: Assessoria

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou nesta segunda-feira (2) que morreu o primeiro filhote de peixe-boi nascido em recinto de aclimatação no mundo, em Porto de Pedras.

O órgão ambiental comunicou o falecimento do filhote de peixe-boi, recém batizado de Flori, filha da peixe-boi Paty. O ICMBio revelou que mesmo com o intenso monitoramento da equipe ICMBio por meio do Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA) e APA Costa dos Corais, o filhote ficou preso em galhos de mangue que estavam submersos e não resistiu. A causa foi constatada após a necropsia: afogamento.

A filhote havia nascido no dia 26 de abril no recinto de aclimatação do ICMBio (APA Costa dos Corais e CMA) em Porto de Pedras. O animal era o tão esperado filhote da peixe-boi Paty. A mamãe, é uma fêmea adulta de peixe-boi-marinho, que foi resgatada em 2014, ainda filhote, no litoral norte de Alagoas, na Praia de Pratagy.

Apesar de atingirem até 4 metros quando adultos, os filhotes de peixe-boi são bastante frágeis, principalmente nos primeiros meses de vida. Eles dependem de um cuidado intenso da mãe por pelo menos dois anos, período que são amamentados, e estão expostos a vários riscos ao longo de seu desenvolvimento.

No dia do nascimento de Flori, a entidade federal havia ressaltado que o nascimento vem trazer ao Projeto Peixe-Boi a oportunidade de desenvolver pesquisas sobre a reprodução da espécie, comportamento e saúde, além da sensibilização ambiental da população em relação ao peixe-marinho, espécie ameaçada de extinção no Brasil.