Morre filhote de peixe-boi nascido em recinto de aclimatação de Porto de Pedras
ICMBio confirmou a morte nesta segunda-feira
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou nesta segunda-feira (2) que morreu o primeiro filhote de peixe-boi nascido em recinto de aclimatação no mundo, em Porto de Pedras.
O órgão ambiental comunicou o falecimento do filhote de peixe-boi, recém batizado de Flori, filha da peixe-boi Paty. O ICMBio revelou que mesmo com o intenso monitoramento da equipe ICMBio por meio do Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA) e APA Costa dos Corais, o filhote ficou preso em galhos de mangue que estavam submersos e não resistiu. A causa foi constatada após a necropsia: afogamento.
A filhote havia nascido no dia 26 de abril no recinto de aclimatação do ICMBio (APA Costa dos Corais e CMA) em Porto de Pedras. O animal era o tão esperado filhote da peixe-boi Paty. A mamãe, é uma fêmea adulta de peixe-boi-marinho, que foi resgatada em 2014, ainda filhote, no litoral norte de Alagoas, na Praia de Pratagy.
Apesar de atingirem até 4 metros quando adultos, os filhotes de peixe-boi são bastante frágeis, principalmente nos primeiros meses de vida. Eles dependem de um cuidado intenso da mãe por pelo menos dois anos, período que são amamentados, e estão expostos a vários riscos ao longo de seu desenvolvimento.
No dia do nascimento de Flori, a entidade federal havia ressaltado que o nascimento vem trazer ao Projeto Peixe-Boi a oportunidade de desenvolver pesquisas sobre a reprodução da espécie, comportamento e saúde, além da sensibilização ambiental da população em relação ao peixe-marinho, espécie ameaçada de extinção no Brasil.
Veja também
Últimas notícias
Papagaios-do-mangue e jabutis chegam a AL com missão de contribuir para refaunação e replantio de florestas
Cabo Bebeto aponta descaso na Sesau e revela racionamento de insulina
JHC supera Renan Filho em pesquisa para o governo de Alagoas; veja os números
Homem é preso acusado de tráfico de drogas em Palmeira dos Índios
Mulher é presa por tentar matar irmã com tesoura após bebedeira em Maribondo
Jovem é executado a tiros em via pública no bairro do Feitosa, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
