Turismo

Caminho de Moisés é destaque turístico de Maragogi

Fenômeno da natureza encanta turistas de todo o mundo

Por Maurício Silva 19/05/2023 07h07 - Atualizado em 19/05/2023 08h08
Caminho de Moisés é destaque turístico de Maragogi
Caminho do Moisés, na Praia de Barra Grande, é um dos atrativos de Maragogi - Foto: Sérgio Alcântara

A Capital da Costa dos Corais possui inúmeros atrativos que deixam os turistas maravilhados como as Piscinas Naturais, as Crôas de São Bento, dez praias paradisíacas, o Mosteiro de São Bento e um atrativo em especial tem encantado visitantes de todo o mundo que chegam em Maragogi: o famoso Caminho de Moisés, na badalada Praia de Barra Grande.

Quem vai ao Caminho de Moisés se encanta com o fenômeno da natureza e tem a certeza que Deus deu um capricho ainda mais especial quando criou o Caribe Brasileiro. O encantador banco de areia que se forma no meio do mar de Barra Grande se tornou um dos grandes destaques do turismo de Maragogi.

Caminho de Moisés se tornou um dos destinos mais procurados de Alagoas. Foto: Sérgio Alcântara


O secretário municipal de Turismo, Diego Vasconcelos, frisou que o Caminho de Moisés se tornou um dos principais atrativos de Maragogi. “Hoje o Caminho de Moisés se transformou em um dos principais atrativos turísticos de Maragogi. Esse caminho de areia que é formado com a maré baixa, que tem ao seu entorno o mar azul turquesa da Praia de Barra Grande, é tão midiático que saiu na mídia nacional e internacional”, destacou.

Diego Vasconcelos exaltou as belezas do atrativo. “Devido ser também uma paisagem inusitada e extremamente instagramável. A gente deve esse sucesso de público, de grande fluxo turístico da Praia de Barra Grande a esse atrativo turístico. Claro também atrelado com a paisagem paradisíaca tem toda a infraestrutura sendo construída pela iniciativa privada como beach clubs, restaurantes e pousadas”, acrescentou.

Turistas de vários lugares do mundo visitam o Caminho de Moisés diariamente. Foto: Isac Silva


Turistas encantados

O casal vindo de Porto Alegre-RS, Elias Costa e Paloma Germann, adorou o atrativo. “Muito bonito! Achei realmente muito bonito, bem cheio. O Caminho de Moisés em si é lindo. O atrativo é perfeito! Era como eu imaginava”, exaltou Elias Costa.

Elias Costa e Paloma Germann adoraram o atrativo turístico de Maragogi. Foto: Isac Silva


A gaúcha Paloma Germann contou que o Caminho de Moisés foi o atrativo que fez ela visitar Maragogi. “Foi especificamente para eu vir foi o Caminho de Moisés. Achei bonito! Achei cheio [pessoas]! Eu esperava bem menos turistas nessa época do ano, mas acho que agora o ano inteiro é assim. A beleza dele é maravilhosa! É coisa de Deus!”, disse a turista.

Geração de renda

O Caminho de Moisés é um grande gerador de renda para dezenas de pessoas que vivem do turismo na cidade do Litoral Norte de Alagoas. O empreendedor Jacó Belmiro tem um bar flutuante no atrativo e contou como é trabalhar no local. “Primeiramente é uma maravilha, é muito lindo, é um trabalho muito gratificante. A gente trabalha com caipirinha, caipirosca, cerveja, espetinhos e é uma coisa muito linda o Caminho de Moisés, é ótimo!”, ressaltou.

Bar flutuante de Jacó Belmiro se destaca no Caminho de Moisés. Foto: Isac Silva


Ciência explica o fenômeno

O professor adjunto do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Gabriel Louis Le Campion, explicou o que é o fenômeno. “Esse Caminho de Moisés na realidade é uma deposição de sedimento perpendicular à praia”, informou o especialista em Oceanografia Biológica.

Jornalista Maurício Silva caminha nas areias do Caminho de Moisés. Foto: Isac Silva


O docente da Ufal explicou a formação do fenômeno “A corrente vem transportando o sedimento, quando ela por algum fator do ambiente, quer seja natural ou artificial, ela reduz a velocidade e esse sedimento começa a ser depositado e se esse fator atuar numa extensão um pouco maior vai formando um deposito perpendicular à praia, que é na realidade a formação de um banco de areia perpendicular à praia. Esse banco é o que o pessoal chama de Caminho de Moisés”, frisou Le Campion.

Caminho de Moisés é um grande sucesso em Alagoas. Foto: Isac Silva


Gabriel Louis Le Campion disse que um dos fatores para a criação de caminhos de Moisés são os rios. “Outro mecanismo que pode ocorrer é quando você tem rios na proximidade. O rio é na realidade uma esteira transportadora de areia (modo grosso de comparar). O rio é o principal contribuinte de sedimento para a praia e o rio vai jogando o sedimento em um determinado lugar. Quando o leito vai ficando mais raso, ele vai migrando para outro lugar e isso se chama avulsão. Então a foz de um rio é natural que sofra esse mecanismo chamado avulsão, que ao longo do tempo forma como um leque desse sedimento. Parte desse sedimento pode ser transportado de maior intensidade para um determinado local e essa interferência pode se formar um banco de sedimento também perpendicular à praia, muitas vezes é mais extenso, por isso que não forma só aquele caminho”, explicou.

Monitoramento

A Secretaria Municipal de Turismo informou que o local é monitorado diariamente para evitar incidentes. “Desde 2021 que a gente tem uma parceria com o Corpo de Bombeiros para manter a segurança no Caminho de Moisés, da Praia de Barra Grande, da Praia de Antunes. Ficam militares dos bombeiros, todos os dias numa barraca móvel entre o Caminho de Moisés e Antunes, onde está o grande fluxo turístico hoje”, comunicou Diego Vasconcelos.

Caminho de Moisés se forma com a maré baixa. Foto: Sérgio Alcântara