Alagoas

Falta de energia prejudica abastecimento de água em Porto de Pedras e Passo de Camaragibe

Mar Vermelho e Taquarana sofrem com o mesmo problema

Por Assessoria 20/05/2023 14h02
Falta de energia prejudica abastecimento de água em Porto de Pedras e Passo de Camaragibe
Porto de Pedras é uma das cidades afetadas - Foto: Maurício Silva

Quatro municípios estão com o abastecimento de água irregular, neste sábado (20), em razão de faltas de energia. A situação foi constatada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) em Mar Vermelho, Passo de Camaragibe, Porto de Pedras e Taquarana. Todos os casos foram comunicados à Equatorial, responsável pela rede elétrica.

Em Passo de Camaragibe, a energia foi restabelecida por volta das 9h40 da manhã de hoje. Em Taquarana, o serviço elétrico foi retomado por volta das 9h55.

Mesmo assim, as duas cidades seguem com a produção de água em fase de normalização gradativa, uma vez que o processo de tratamento leva tempo e, em seguida, é preciso pressurizar toda a rede até que a água volte para todos os moradores.

Já em Mar Vermelho e Porto de Pedras, as faltas de energia continuam, fazendo com que os sistemas de captação e produção de água fiquem inoperantes.

Nas quatro cidades afetadas pelas faltas de energia, cabe destacar que a água, depois de tratada pela Casal, é repassada para a concessionária Verde Alagoas, que tem a responsabilidade de fazer a distribuição aos moradores.

A Equatorial enviou uma nota sobre as ocorrências. Confira abaixo:

Nota de esclarecimento

A Equatorial Alagoas informa que devido às fortes chuvas que atingem Alagoas o tempo de atendimento para as ocorrências de interrupção do fornecimento de energia está acima do registrado em dias típicos. Especifiamente nas unidades da Casal em Passo de Camaragibe e Taquarana, a energia já foi restabelecida; para as unidades de Porto de Pedras e Mar Vermelho, as equipes da Equatorial estão em deslocamento e realizarão o atendimento ainda neste sábado.

Barra de São Miguel

Na Barra de São Miguel, a Estação de Tratamento de Água (ETA) ficou temporariamente paralisada, na noite dessa sexta-feira (19), em razão de problemas mecânicos na motobomba da captação. A manutenção do equipamento foi concluída por volta das 10h40 de hoje (20) e, com isso, o sistema voltou a operar. Desse modo, o abastecimento segue em recuperação. Vale frisar que a água, depois de tratada pela Casal, é repassada para a BRK distribuir aos moradores.