Maragogi intensifica vacinação de suínos e contra aftosa
Segunda fase de imunização de suínos começou no município

A vacinação em suínos está na segunda fase na cidade de Maragogi. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), iniciou na última quinta-feira (18) a aplicação da segunda dose nos animais do município do Litoral Norte de Alagoas. A gestão também está dando apoio na vacinação contra a febre aftosa, que termina no dia 31 de maio.
Já a vacinação dos suínos termina no dia 15 de julho e para que os animais recebam a imunização, o secretário municipal da pasta, Daniel Vasconcelos 'Dani da Elba', informou que o produtor deve procurar a secretaria através do WhatsAap (82) 9 8106-8905, pelo aplicativo SEMPA ou na sede da secretaria que fica na Rua Luiz Holanda Cavalcante, no bairro Centro.
Segundo o secretário, essa vacinação é totalmente gratuita, pois faz parte de uma campanha nacional. “Para o agricultor o custo é zero. Nós conseguimos a vacina através do Governo do Estado e a gente está com nossa equipe técnica, com veterinários inclusive, que acompanham todos os animais e aplicam a vacina.”, explicou Vasconcelos.
Além da vacina, a secretaria também está fazendo um levantamento de quantos animais de criação tem no município e um trabalho de orientação aos criadores sobre a forma correta de criar os suínos. “A gente está orientando esses produtores para que dê a alimentação correta e para que a gente não tenha danos na saúde humana no futuro.”, explicou o secretario.
Daniel Vasconcelos contou que Maragogi está iniciando uma parceria com a cidade São Braz, no Sertão alagoano, através de um consórcio para conseguir vender os produtos para outros 27 municípios e por isso o levantamento de quantidade de animais é importante. “Vai aquecer a economia. A gente precisa desses dados, precisa melhorar a qualidade do nosso suíno, para poder vender o produto com um preço mais elevado e aquecer a economia dos agricultores, produtores e da nossa cidade Maragogi.”, disse.

Ainda segundo o secretário, o município precisou pedir mais vacinas ao Governo do Estado, pois a gestão não sabia que a quantidade de animais tinha aumentado exponencialmente em Maragogi. “A vacinação começou em dezembro de 2022 e foi necessário estender por mais 3 meses.”, explicou.
Para Daniel Vasconcelos é necessário que a população saiba de todo trabalho que a atual gestão está fazendo. “O município de Maragogi está evoluindo nessa parte de criação de suínos. Nós temos o selo S.I.M. [Serviço de Inspeção Municipal] e temos a preocupação em dobro em relação a esses animais, porque a gente passa a ter uma responsabilidade muito grande dentro do município com essa fiscalização. Então é muito importante a população saber como é feito o nosso procedimento.”, finalizou o secretário.
Com apuração de Isac Silva*
Veja também
Últimas notícias

Julho Amarelo: Unidades de Saúde realizam DIA D para a população e levam informação e prevenção sobre as hepatites virais

Secretaria de Cultura de Penedo convoca artesãos interessados em expor na Feicusal

Prefeitura de Penedo amplia o Programa Saúde Bucal Noturno

Curso de Inglês e Plano de Turismo são destaques em reunião do COMTUR Penedo

Prefeito de Japaratinga anuncia interdição do Mirante Aruanã ponto turístico da cidade

Deputado Delegado Leonam cobra implementação do regime semiaberto em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
