Maragogi intensifica vacinação de suínos e contra aftosa
Segunda fase de imunização de suínos começou no município
A vacinação em suínos está na segunda fase na cidade de Maragogi. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), iniciou na última quinta-feira (18) a aplicação da segunda dose nos animais do município do Litoral Norte de Alagoas. A gestão também está dando apoio na vacinação contra a febre aftosa, que termina no dia 31 de maio.
Já a vacinação dos suínos termina no dia 15 de julho e para que os animais recebam a imunização, o secretário municipal da pasta, Daniel Vasconcelos 'Dani da Elba', informou que o produtor deve procurar a secretaria através do WhatsAap (82) 9 8106-8905, pelo aplicativo SEMPA ou na sede da secretaria que fica na Rua Luiz Holanda Cavalcante, no bairro Centro.
Segundo o secretário, essa vacinação é totalmente gratuita, pois faz parte de uma campanha nacional. “Para o agricultor o custo é zero. Nós conseguimos a vacina através do Governo do Estado e a gente está com nossa equipe técnica, com veterinários inclusive, que acompanham todos os animais e aplicam a vacina.”, explicou Vasconcelos.
Além da vacina, a secretaria também está fazendo um levantamento de quantos animais de criação tem no município e um trabalho de orientação aos criadores sobre a forma correta de criar os suínos. “A gente está orientando esses produtores para que dê a alimentação correta e para que a gente não tenha danos na saúde humana no futuro.”, explicou o secretario.
Daniel Vasconcelos contou que Maragogi está iniciando uma parceria com a cidade São Braz, no Sertão alagoano, através de um consórcio para conseguir vender os produtos para outros 27 municípios e por isso o levantamento de quantidade de animais é importante. “Vai aquecer a economia. A gente precisa desses dados, precisa melhorar a qualidade do nosso suíno, para poder vender o produto com um preço mais elevado e aquecer a economia dos agricultores, produtores e da nossa cidade Maragogi.”, disse.

Ainda segundo o secretário, o município precisou pedir mais vacinas ao Governo do Estado, pois a gestão não sabia que a quantidade de animais tinha aumentado exponencialmente em Maragogi. “A vacinação começou em dezembro de 2022 e foi necessário estender por mais 3 meses.”, explicou.
Para Daniel Vasconcelos é necessário que a população saiba de todo trabalho que a atual gestão está fazendo. “O município de Maragogi está evoluindo nessa parte de criação de suínos. Nós temos o selo S.I.M. [Serviço de Inspeção Municipal] e temos a preocupação em dobro em relação a esses animais, porque a gente passa a ter uma responsabilidade muito grande dentro do município com essa fiscalização. Então é muito importante a população saber como é feito o nosso procedimento.”, finalizou o secretário.
Com apuração de Isac Silva*
Veja também
Últimas notícias
Deputada Cibele Moura apresenta PL que cria política de letramento digital e robótica
Prefeitura de Maceió inicia retirada de fios sem uso dos postes no Pontal da Barra
Igaci garantirá nova Creche Cria no distrito de Lagoa do Félix após articulação de Petrúcio Barbosa
Estudantes de escolas municipais participam de festival de capoeira na sexta (21)
Defensoria Pública atende em regime de plantão nesta quinta (20) e sexta-feira (21)
Cinco motos aquáticas são apreendidas em operação integrada no Porto de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
