Maragogi intensifica vacinação de suínos e contra aftosa
Segunda fase de imunização de suínos começou no município
A vacinação em suínos está na segunda fase na cidade de Maragogi. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), iniciou na última quinta-feira (18) a aplicação da segunda dose nos animais do município do Litoral Norte de Alagoas. A gestão também está dando apoio na vacinação contra a febre aftosa, que termina no dia 31 de maio.
Já a vacinação dos suínos termina no dia 15 de julho e para que os animais recebam a imunização, o secretário municipal da pasta, Daniel Vasconcelos 'Dani da Elba', informou que o produtor deve procurar a secretaria através do WhatsAap (82) 9 8106-8905, pelo aplicativo SEMPA ou na sede da secretaria que fica na Rua Luiz Holanda Cavalcante, no bairro Centro.
Segundo o secretário, essa vacinação é totalmente gratuita, pois faz parte de uma campanha nacional. “Para o agricultor o custo é zero. Nós conseguimos a vacina através do Governo do Estado e a gente está com nossa equipe técnica, com veterinários inclusive, que acompanham todos os animais e aplicam a vacina.”, explicou Vasconcelos.
Além da vacina, a secretaria também está fazendo um levantamento de quantos animais de criação tem no município e um trabalho de orientação aos criadores sobre a forma correta de criar os suínos. “A gente está orientando esses produtores para que dê a alimentação correta e para que a gente não tenha danos na saúde humana no futuro.”, explicou o secretario.
Daniel Vasconcelos contou que Maragogi está iniciando uma parceria com a cidade São Braz, no Sertão alagoano, através de um consórcio para conseguir vender os produtos para outros 27 municípios e por isso o levantamento de quantidade de animais é importante. “Vai aquecer a economia. A gente precisa desses dados, precisa melhorar a qualidade do nosso suíno, para poder vender o produto com um preço mais elevado e aquecer a economia dos agricultores, produtores e da nossa cidade Maragogi.”, disse.

Ainda segundo o secretário, o município precisou pedir mais vacinas ao Governo do Estado, pois a gestão não sabia que a quantidade de animais tinha aumentado exponencialmente em Maragogi. “A vacinação começou em dezembro de 2022 e foi necessário estender por mais 3 meses.”, explicou.
Para Daniel Vasconcelos é necessário que a população saiba de todo trabalho que a atual gestão está fazendo. “O município de Maragogi está evoluindo nessa parte de criação de suínos. Nós temos o selo S.I.M. [Serviço de Inspeção Municipal] e temos a preocupação em dobro em relação a esses animais, porque a gente passa a ter uma responsabilidade muito grande dentro do município com essa fiscalização. Então é muito importante a população saber como é feito o nosso procedimento.”, finalizou o secretário.
Com apuração de Isac Silva*
Veja também
Últimas notícias
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Deputada Gabi Gonçalves entrega Placa de Patrimônio Cultural e Imaterial de Alagoas à tapioca da Dona Rosa, em Rio Largo
Morre a atriz Titina Medeiros, a Socorro de 'Cheias de Charme', aos 48 anos
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
