Caderneta de poupança tem a maior valorização no semestre em seis anos
Segundo levantamento, a modalidade de investimento teve variação positiva em todos os seis primeiros meses deste ano

Com a desaceleração da inflação nos últimos meses, a caderneta de poupança registrou o primeiro semestre de 2023 com o maior ganho real em seis anos. Segundo levantamento da Economatica, empresa de investimentos, a poupança teve variação positiva em todos os seis primeiros meses do ano, o que não ocorria desde 2027.
O acumulado da inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) nos últimos seis meses é de 2,95% ante o rendimento de 4,2% da caderneta de poupança, de acordo com o levantamento. Com isso, quem investiu nessa modalidade conseguiu uma rentabilidade real no período.
Entre outubro de 2020 e julho de 2022, a poupança teve uma sequência de resultados negativos para os poupadores, ao mesmo tempo em que o país registrava alta dos índices de preços, provocada pela retomada das atividades após a pandemia de Covid-19.
O cenário começou a mudar em agosto de 2022, quando a modalidade iniciou uma nova série de alta acima da inflação, uma boa notícia para os investidores da aplicação financeira mais tradicional do país.
Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor-executivo de estudos e pesquisas da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), explica que o longo período em que a poupança vinha perdendo rendimento frente a todos os outros investimentos tinha a ver com a taxa básica de juros, a Selic, que até março de 2021 estava em 2% ao ano.
Com isso, a poupança rende 0,5% mais a variação da TR. Depois, com a alta da Selic, quando a taxa fica acima de 8,5% ao ano, a poupança passa a render acima do 0,5% ao mês definido por lei. Atualmente, a taxa Selic está há dez meses consecutivos a 13,75% ao ano, mas o Banco Central já sinalizou redução para o segundo semestre.
"Nesse caso específico, a poupança vai continuar se destacando. Apesar de ela perder para a maioria dos fundos de investimentos, é uma boa alternativa, porque é uma aplicação fácil, e a maioria dos brasileiros conhece", diz o diretor-executivo da Anefac.
Atualmente, a poupança ganha de muitas aplicações de risco maior e está tendo rendimento real acima da inflação, porque o IPCA vem caindo e a Selic se mantém elevada, o que permite que a modalidade também mantenha rendimento em alta.
"De modo geral, a poupança se destaca, mas ela perde rentabilidade frente aos fundos de renda fixa, mesmo os fundos pagando Imposto de Renda e taxa administrativa. Mas a Selic a 13,75% ao ano faz com que os fundos tenham ganho superior ao da poupança. À medida que há uma tendência do Banco Central em reduzir a Selic, claro que esse processo gradativo não vai cair de uma hora para outra, cada vez que a taxa de juros cair, a poupança passa a ter uma rentabilidade maior frente aos fundos", explica Oliveira.
Neste momento a poupança é um bom investimento, ganha da inflação, mas perde para os fundos de renda fixa. Mas a Selic, à medida que for reduzida pelo Banco Central, vai começar a aproximar o ganho da poupança aos ganhos dos fundos de investimentos.
Veja também
Últimas notícias

Mulher impede companheiro de beber com os vizinhos e é agredida no Jacintinho

Após discussão, homem é esfaqueado cinco vezes em Rio Largo

Palmeira e Limoeiro passam a integrar a Instância de Governança do Agreste

Homem morre após ser atingido por quatro tiros no Benedito Bentes

Homem é encontrado morto em residência no Centro de Taquarana

Suspeito de violência doméstica é flagrado dirigindo embriagado na Cidade Universitária
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
