Caderneta de poupança tem a maior valorização no semestre em seis anos
Segundo levantamento, a modalidade de investimento teve variação positiva em todos os seis primeiros meses deste ano

Com a desaceleração da inflação nos últimos meses, a caderneta de poupança registrou o primeiro semestre de 2023 com o maior ganho real em seis anos. Segundo levantamento da Economatica, empresa de investimentos, a poupança teve variação positiva em todos os seis primeiros meses do ano, o que não ocorria desde 2027.
O acumulado da inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) nos últimos seis meses é de 2,95% ante o rendimento de 4,2% da caderneta de poupança, de acordo com o levantamento. Com isso, quem investiu nessa modalidade conseguiu uma rentabilidade real no período.
Entre outubro de 2020 e julho de 2022, a poupança teve uma sequência de resultados negativos para os poupadores, ao mesmo tempo em que o país registrava alta dos índices de preços, provocada pela retomada das atividades após a pandemia de Covid-19.
O cenário começou a mudar em agosto de 2022, quando a modalidade iniciou uma nova série de alta acima da inflação, uma boa notícia para os investidores da aplicação financeira mais tradicional do país.
Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor-executivo de estudos e pesquisas da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), explica que o longo período em que a poupança vinha perdendo rendimento frente a todos os outros investimentos tinha a ver com a taxa básica de juros, a Selic, que até março de 2021 estava em 2% ao ano.
Com isso, a poupança rende 0,5% mais a variação da TR. Depois, com a alta da Selic, quando a taxa fica acima de 8,5% ao ano, a poupança passa a render acima do 0,5% ao mês definido por lei. Atualmente, a taxa Selic está há dez meses consecutivos a 13,75% ao ano, mas o Banco Central já sinalizou redução para o segundo semestre.
"Nesse caso específico, a poupança vai continuar se destacando. Apesar de ela perder para a maioria dos fundos de investimentos, é uma boa alternativa, porque é uma aplicação fácil, e a maioria dos brasileiros conhece", diz o diretor-executivo da Anefac.
Atualmente, a poupança ganha de muitas aplicações de risco maior e está tendo rendimento real acima da inflação, porque o IPCA vem caindo e a Selic se mantém elevada, o que permite que a modalidade também mantenha rendimento em alta.
"De modo geral, a poupança se destaca, mas ela perde rentabilidade frente aos fundos de renda fixa, mesmo os fundos pagando Imposto de Renda e taxa administrativa. Mas a Selic a 13,75% ao ano faz com que os fundos tenham ganho superior ao da poupança. À medida que há uma tendência do Banco Central em reduzir a Selic, claro que esse processo gradativo não vai cair de uma hora para outra, cada vez que a taxa de juros cair, a poupança passa a ter uma rentabilidade maior frente aos fundos", explica Oliveira.
Neste momento a poupança é um bom investimento, ganha da inflação, mas perde para os fundos de renda fixa. Mas a Selic, à medida que for reduzida pelo Banco Central, vai começar a aproximar o ganho da poupança aos ganhos dos fundos de investimentos.
Veja também
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
