Política

Ofensivo seria comparar um jumento a Bolsonaro, diz Lula

Petista afirmou nesta quarta-feira (26), em uma rede social, que animal é 'simpático' e 'mais esperto que alguns'

Por R7 26/07/2023 16h04
Ofensivo seria comparar um jumento a Bolsonaro, diz Lula
Lula ironizou Bolsonaro em rede social - Foto: Ricardo Stuckert

Após Jair Bolsonaro (PL) ter chamado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de "analfabeto, jumento e entreguista", o presidente da República disse que o animal é mais esperto que alguns e que seria ofensivo comparar o bicho ao ex-presidente. A declaração foi dada pelo petista em uma rede social nesta quarta-feira (26). Mais cedo, ele passou por um procedimento de infiltração em um hospital particular de Brasília para aliviar dores no quadril direito.

"Ontem a imprensa me pediu para responder a uma pessoa que tentou me atacar chamando de 'jumento'. Um animal simpático e mais esperto que alguns. O que seria ofensivo seria comparar um jumento a ele, isso sim. Ofensivo aos jumentinhos, que não fazem mal a ninguém", escreveu Lula no Twitter.

Lula foi chamado de jumento por Bolsonaro nesta terça-feira (25), durante evento de filiação do vereador paulistano Fernando Holiday ao PL, em São Paulo. O parlamentar foi um dos criadores do Movimento Brasil Livre (MBL). "A quem interessa, levando-se em conta países europeus, países mais do norte, interessa eu ou um entreguista na Presidência da República? Um analfabeto? Um jumento, por que não dizer assim?", disse o ex-presidente.

Apesar de ter declarado voto em Bolsonaro no segundo turno de 2018, Holiday chegou a afirmar, durante o mandato do ex-presidente, que se arrependia da escolha. Durante discurso, o ex-presidente afirmou que "errou mais do que Holiday". O vereador foi um dos principais defensores do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016.