Política

Dr. Laco recebe título de Cidadão Honorário de Japaratinga

Médico é um dos maiores especialistas do Brasil na luta contra a dependência química

Por Maurício Silva 04/08/2023 07h07 - Atualizado em 04/08/2023 09h09
Dr. Laco recebe título de Cidadão Honorário de Japaratinga
Dr. Laco se sentiu muito honrado com o título recebido em Japaratinga - Foto: Maurício Silva

Um dos maiores especialistas do Brasil na luta contra a dependência química agora tornou-se japaratinguense. O renomado médico Luiz Alberto Chaves de Oliveira (Dr. Laco) recebeu o Título de Cidadão Honorário de Japaratinga. A honraria foi entregue em sessão solene, na noite desta quinta-feira (3), na Câmara de Vereadores.

Luiz Alberto Chaves de Oliveira nasceu no interior paulista, na cidade de Rio Claro. Ele formou-se em medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e especializou-se em pediatria. Ele fez um grande trabalho na capital econômica do país voltado ao combate à dependência química, em especial ao álcool e outras drogas. Dr. Laco contribuiu com o tratamento de muitas pessoas na Cracolândia.

Dr. Laco esteve acompanhado da esposa Mary Rangel e de vários amigos. Foto: Maurício Silva

Há dez anos Dr. Laco veio morar na cidade turística do Litoral Norte de Alagoas, se apaixonou pelo lugar, resolver ficar de vez e fez história. Ele ficou feliz. “Significa muito porque é um reconhecimento da minha integração com a comunidade, no papel que eu pude desempenhar como médico, como educador, inclusive divulgando Japaratinga, muitas pessoas vieram conhecer Japaratinga através de mim e muita gente mudou pra cá. Então é um reconhecimento de um pequeno trabalho que a gente desenvolveu, mas que a comunidade e o vereador Fábio, que me deu a honra de distinguir com esse título que acabou por reconhecer”, declarou.

O pediatra é um verdadeiro apaixonado pela cidade. “O Estado de Alagoas, o Nordeste sempre foi um atrativo pra mim. Eu acho que o Brasil, embora eu seja paulista, do interior, o Brasil é múltiplo e o Nordeste é muito rico. Então a minha atração pelo Nordeste foi muito grande e eu acho que Japaratinga, que é um povoado, uma aldeia de pescadores com cerca de 9 mil habitantes, é um exemplo muito bom de como uma comunidade pode andar junta, construindo, se modificando e com malemolência, com tranquilidade, acreditando no futuro”, disse.

Dr. Laco disse se apaixonou de vez por Japaratinga. Foto: Maurício Silva

O médico disse que com o título, a responsabilidade aumenta. “Esse título é motivo de orgulho e de preocupação porque isso me dá um encargo a mais, na medida que eu sou cidadão japaratinguense eu tenho a obrigação de fazer ainda mais pela minha comunidade”, destacou. O título foi aprovado por unanimidade e ele recebeu muitos elogios de vários parlamentares. A indicação foi do vereador Fábio Cassaco.

Vereador Fábio indicou e entregou o título ao médico. Foto: Maurício Silva

Laco em Japaratinga

Luiz Alberto Chaves de Oliveira chegou para visitar Japaratinga em 2012 após recomendação médica depois de ter um problema de saúde. Ele se apaixonou pela cidade e em 2013 resolveu morar no Pontal do Boqueirão. O pediatra trabalhou no sistema público de saúde do município; foi voluntário na capacitação infantil; fez um trabalho voluntário com estudantes do ensino médio na volta da pandemia voltado no combate as drogas, sexualidade, relacionamentos e saúde mental. Dr. Laco atende voluntariamente em sua residência.

Dr Laco

O médico já foi coordenador de Políticas Sobre Drogas do Estado de São Paulo, foi coordenador de Atenção as Drogas da Prefeitura de São Paulo, fazendo diversas ações na Cracolândia (Ação Integrada Centro Legal). É palestrante e é autor do livro “Drogas no Ambiente de Trabalho”.

Dr. Laco subiu à tribuna e discursou muito feliz com a honraria. Foto: Maurício Silva