Prefeitura de Porto Calvo assina convênio para implantação de coleta seletiva
Parceria foi firmada com a Cooperativa Alagoana dos Catadores de Materiais Recicláveis do Litoral Norte (Coopernorte)
A Prefeitura de Porto Calvo assinou, nessa terça-feira (8) um convênio com a Cooperativa Alagoana dos Catadores de Materiais Recicláveis do Litoral Norte (Coopernorte) para implantação da coleta seletiva no município. Porto Calvo é a primeira cidade da Região Norte de Alagoas a fazer essa coleta de resíduos sólidos recicláveis. A ação contou com a representantes do Ministério Público do Trabalho em Alagoas e tem como objetivo centralizar esforços para a implantação da Coleta Seletiva Domiciliar Solidária.
O convênio estabelecido entre a Prefeitura de Porto Calvo e a Coopernorte concentra-se na prestação conjunta de serviços relacionados à coleta, transporte, triagem, processamento, beneficiamento, compostagem e destinação final apropriada de resíduos sólidos recicláveis. Essa ação visa contribuir significativamente para a preservação ambiental, ao aumentar a vida útil do Aterro Sanitário, reduzir custos de transporte e minimizar os impactos ambientais negativos associados aos resíduos sólidos.
Essa ação reflete no comprometimento da prefeita Eronita Sposito com a causa ambiental. “Além dos benefícios ambientais, a parceria entre o município e a cooperativa também tem implicações econômicas positivas. A coleta seletiva e o processamento de materiais recicláveis proporcionam oportunidades de emprego e renda para os catadores, contribuindo para o fortalecimento da economia local e para a inclusão social desses trabalhadores”, ressalta a chefe do executivo.
A parceria entre a Prefeitura de Porto Calvo e a Coopernorte está em total consonância com a legislação vigente, em especial com a Lei n.° 8.666/93 e o art. 57 da Lei Federal n.° 11.445 de 5 de janeiro de 2007. Além disso, ressalta o engajamento social do município em proporcionar melhores condições de trabalho e qualidade de vida para os catadores de materiais recicláveis, ao mesmo tempo em que se alinha a metas sustentáveis.
Para o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT-AL), Rafael Gazzaneo, Porto Calvo dá um passo significativo rumo a uma gestão de resíduos mais eficiente e responsável. “Essa é uma política de inclusão social de catadores no Brasil e em toda Alagoas, e durante a pandemia essa classe sofreu muito. Me pediram minha ajuda e eu estou aqui trabalhando para dar condições a esses profissionais. Hoje é um dia muito significativo para ambos os lados”, disse o procurador.
A implantação da Coleta Seletiva Domiciliar Solidária em Porto Calvo é um passo rumo a um futuro mais promissor e consciente. O convênio entre a Prefeitura e a Coopernorte é um exemplo inspirador de como parcerias bem planejadas e engajadas podem fazer a diferença na construção de uma cidade mais sustentável e responsável ambientalmente. Com a destinação adequada dos resíduos sólidos recicláveis, Porto Calvo trilha um caminho rumo a um horizonte mais limpo e saudável para as presentes e futuras gerações.

Veja também
Últimas notícias
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Franco da Rocha, Ponta Porã e João Pessoa têm ganhadores da Mega da Virada
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
