‘Lira precisa menos de mim do que eu dele’, diz Lula sobre relação com o Congresso
Presidente afirma que não tem base consistente no Parlamento
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta segunda-feira (14) que, por não ter uma base de apoio consolidada no Congresso Nacional, tem de negociar até com partidos de oposição e afirmou que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), “precisa menos de mim do que eu dele”. As declarações do presidente ocorreram durante live nas redes sociais.
“Conversar com o Lira é obrigação minha de presidente. Os deputados não são obrigados a acatar uma medida provisória que o governo manda ou um projeto de lei sem mudar nada. Muitas vezes, na bancada no PT, eles querem mudar. Então, é normal que deputados não sejam obrigados a concordar com o governo e queiram mudanças. Aí você discute as mudanças. Assim que se faz política, se faz democracia”, comentou o presidente.
“O Lira precisa menos de mim do que eu dele. O Lira não manda projeto para mim, o Lira não precisa pedir nada para mim. Eu é que tenho que mandar projetos de lei que os ministros acham que são importantes para a nossa governança, e chegando lá tem que ser aprovado. Então nós é que temos que ter a iniciativa de conversar”, completou Lula.
Lula disse ainda que o ideal seria que o partido dele ganhasse tudo, mas, como isso não é possível, ele ressaltou que é preciso ir atrás de outras forças políticas.
“O dado concreto é que o PT tem 70 votos, e a esquerda tem 136 votos. Para você aprovar uma coisa [na Câmara], tem que ter 257 votos. Isso significa que você precisa conversar. E você conversa com quem? Tem que conversar com quem tem voto, com quem vai digitar o número lá, que são os partidos”, explicou.
“Lamentavelmente, e não sei se graças a Deus é assim, mas lamentavelmente nosso partido não teve a maioria que a gente sonhava ter. Então, você precisa conversar com outras forças políticas”, concluiu Lula.
Veja também
Últimas notícias
Alagoas adere ao PROPAG para renegociar dívidas e reestruturar finanças estaduais
Governo de Alagoas cria comissão organizadora para concurso público da Uneal
Governo Lula espera reverter derrota no PL Antifacção com apoio de senadores da base
Programa Desenvolve Arapiraca acontece bairro Planalto nesta sexta (28)
Bolsonaristas comemoram derrota do governo e aprovação do PL Antifacção na Câmara
Liquidação do Banco Master não deve afetar pagamento de aposentados, diz Prefeitura de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
