Maragogi recebe IV Encontro da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente
13 municípios da Região Norte de Alagoas participaram do evento
Maragogi sediou o IV Encontro da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente da Região do Litoral Norte de Alagoas. O tema deste ano foi "Do acolhimento ao lar" e aconteceu de forma presencial nesta quarta-feira (16) no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) no campus de Maragogi.
A idealização desses encontros surgiu da necessidade de fortalecer a rede na Região Norte de Alagoas. “Aqui está sendo esclarecido e estudado como ajudar melhor a criança e o adolescente. Várias inovações e criação de comissões estão sendo feitas para que tudo coopere para o bem das crianças e dos adolescentes”, disse a promotora de justiça de Maragogi, Francisca Paula de Jesus.
Atualmente a rede atende 13 municípios, sendo eles Barra de Santo Antônio, Campestre, Jacuípe, Japaratinga, Jundiá, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Paripueira, Passo de Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres.

A Casa de Acolhimento Professora Elza Lira, que fica localizada na cidade de Maragogi, é o local de apoio e acolhe os menores dos 13 municípios. “É uma casa construída justamente para amparar, acolher e cuidar das crianças e adolescentes que sofrem violência doméstica ou violência na rua, que não tem mais uma família que possa ampará-la ou violência sofrida pela própria família”, contou o secretário municipal de Assistência Social de Maragogi, Major Paulo Nunes.

As crianças e os adolescentes são conduzidos ou encaminhados pelo Ministério Público e pela justiça para a Casa de Acolhimento.
O prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira (PP) Neto, esteve presente no evento e comentou sobre o sistema que é oferecido às crianças e adolescentes acolhidos. “A gente cede o corpo técnico, psicólogo, psicopedagogos, nutricionista, assistente social, educadores, facilitadores, cuidadores e inserimos eles na nossa rede de educação. E também acompanhamos a evolução dos acolhidos até a inserção deles no seu grupo familiar”, contou Sérgio Lira.

O evento é exclusivo para os integrantes da rede de proteção às crianças e aos adolescentes dos municípios de Barra de Santo Antônio, Campestre, Jacuípe, Japaratinga, Jundiá, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Paripueira, Passo do Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
