Usina de São Luís do Quitunde inicia safra 2023/2024
Santo Antônio é a primeira a iniciar a moagem em Alagoas
A Usina Santo Antônio mais uma vez larga na frente em Alagoas e é a primeira indústria açucareira do Estado a iniciar a safra 2023/2024 de cana-de-açúcar. A indústria localizada no município de São Luís do Quitunde começou a moagem por volta das 3h desta sexta-feira (25).
A cidade do Norte de Alagoas já estava na expectativa nos últimos dias para o início da safra. Os trabalhadores comemoraram quando pela madrugada deu início a nova moagem. A empresa fundada em 1957 por Ernesto Gomes Maranhão é uma das mais importantes do Estado no setor sucroalcooleiro.
De acordo com a direção da Central Açucareira Santo Antônio, a usina deve processar no novo ciclo a mesma quantidade de cana beneficiada na moagem do ciclo 2022/2023. Na safra anterior, a usina esmagou mais de dois milhões de toneladas de cana.
Segundo o superintendente Agrícola da Santo Antônio, Marco Maranhão, a expectativa é de um Verão mais seco, mas a eficiência da indústria deve ser melhor. Ele disse que com uma eficiência melhor, a produção de açúcar e álcool pode ser melhor nessa nova safra.
A Central Açucareira Santo Antônio produz, por meio da cana-de-açúcar, produtos como: energia, álcool (etanol anidro, hidratado e extra neutro), açúcar (cristal, VHP e demerara) e os subprodutos melaço e bagaço.
A indústria é a principal empregadora do município e uma das maiores de toda a Região Norte de Alagoas. O grupo ainda possui como filial a Usina Camaragibe, localizada em Matriz de Camaragibe.