Política

Câmara de Porto Calvo aprova nome ‘João Elite’ para sede do Conselho Tutelar

Projeto do Executivo foi aprovado por unanimidade

Por Maurício Silva 06/09/2023 08h08 - Atualizado em 06/09/2023 22h10
Câmara de Porto Calvo aprova nome ‘João Elite’ para sede do Conselho Tutelar
João Elite foi homenageado e dará nome para a sede do Conselho Tutelar - Foto: Divulgação

A Câmara de Porto Calvo aprovou, por unanimidade, o nome da sede do Conselho Tutelar para João Victor da Silva Macedo. ‘João Elite’, como ele era conhecido, foi conselheiro na cidade do Norte de Alagoas e morreu aos 29 anos de idade no dia 25 de abril de 2021 vítima da covid-19. Na sessão da noite desta terça-feira (6) os vereadores também discutiram outras pautas.

João Elite tinha sido eleito o conselheiro tutelar mais votado da história da cidade, tendo obtido 1.127 votos no processo de escolha para o cargo de Conselho Tutelar em outubro de 2019. Ele era uma pessoa muito conhecida no município. O projeto que nomeia a nova sede da entidade é de autoria do Executivo, da prefeita Eronita Sposito (MDB).

Os parlamentares presentes na sessão ordinária votaram o projeto e aprovaram por unanimidade. Os vereadores Paulo Lélis, Márcio Andrade e Dr. Ronaldo Souza fizeram homenagens ao conselheiro falecido. A Casa Laurindo Francisco de Oliveira foi palco de um momento de muita emoção em homenagem a João Elite.

Outras pautas

A prefeita Eronita Sposito também enviou para a Casa Legislativa os projetos da Lei Orçamentaria Anual (LOA) e a criação da Secretaria da Mulher. As propostas foram encaminhadas para as comissões da Câmara Municipal. Os vereadores também aprovaram as seguintes indicações: (Roberto Malaquias) calçamento da ‘Rua do Muro da Cleide do Kaika’, na Mangazala; (Dr. Ronaldo Souza) implantação do piso de enfermagem para os profissionais contemplados da categoria com a lei); e (Maria do Rosário ‘Zai’) cursos de capacitação para cuidadores do ensino infantil. O vereador Márcio Andrade apresentou projeto para tornar a Quadrilha São José patrimônio cultural de Porto Calvo (encaminhado para as comissões).