Educação

Inscrições para vestibular de Horticultura no Ifal Maragogi começam dia 18

Curso oferta 30 para ingresso por meio da nota de qualquer edição do ENEM de 2009 para cá

Por Assessoria 15/12/2023 14h02
Inscrições para vestibular de Horticultura no Ifal Maragogi começam dia 18
Universitária de Horticultura promove palestra para alunos de escola pública - Foto: Assessoria

As inscrições do vestibular do curso superior de Tecnologia em Horticultura do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Maragogi, começam na próxima segunda-feira (18) e vão até 21 de janeiro do ano que vem. Os interessados em participar do processo seletivo podem utilizar a nota de qualquer edição do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2009 para cá, conforme edital divulgado nesta sexta-feira (15).

O edital informa que a graduação oferta 30 vagas, sendo que 70% delas são reservadas aos estudantes egressos da rede pública de ensino. Esse critério leva em conta também a renda familiar bruta per capita, autodeclaração étnica e a existência de deficiência.

Segundo o edital, as inscrições no processo seletivo são realizadas exclusivamente pelo endereço: http://exame.ifal.edu.br e não é cobrada taxa. Em caso de primeiro acesso no site, é necessário realizar um cadastro de dados pessoais antes de efetuar a inscrição. As aulas do curso estão previstas para começarem em 5 de março de 2024, no período matutino, no Campus Maragogi.

A graduação tem carga horária de 3.100 horas distribuídas em 6 semestres e são ministradas por professores com mestrado e doutorado, que atuam no Instituto Federal de Alagoas, em Maragogi. A turma tem à disposição diversos laboratórios, biblioteca, auditórios e equipe profissional de assistência ao discente formada por nutricionista, assistente social e psicóloga.

O mercado de trabalho para o graduado em Tecnologia em Horticultura inclui: cooperativas e associações; empresas de armazenamento e distribuição de produtos hortícolas; empresas de certificação; empresas de comercialização de insumos e produtos destinados às atividades de horticultura; empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria; empresas, propriedades rurais e empreendimentos de agricultura familiar;

Outros locais de atuação profissional são: organizações não governamentais; órgãos públicos; viveiros de produção de mudas; institutos e centros de pesquisa; instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Informações: [email protected]/ (81) 97107-5491

Aula inaugural do superior de Horticultura, em 2023. Foto: Assessoria