Pescador encontra tubarão-martelo morto no mar de Maragogi
Fato foi registrado na manhã desta quarta-feira (17)
Um pescador encontrou um tubarão-martelo morto na manhã desta quarta-feira (17) no mar de Maragogi. O animal estava com ferimentos e foi levado até a costa da Praia de São Bento. A espécie encontrada na cidade do Litoral Norte de Alagoas se encontra em extinção.
O tubarão foi deixado na costa pelo pescador – que não foi identificado – e o animal morto chamou a atenção de moradores e banhistas que estão no povoado São Bento.
De acordo com zoólogo e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Cláudio Sampaio, o animal está em extinção e a espécie deixada em São Bento trata-se um macho pertencente ao gênero Sphyrna Mokarran.
Ainda segundo Cláudio Sampaio, o tubarão-martelo em questão trata-se de um jovem adulto, recém saído do período da adolescência. “Eles podem viver até 45 anos, alcançando até 6m de comprimento total, mas geralmente são bem menores, entre 2,5 e 3 m, e pesar quase 450 kg. Geram poucos filhotes, entre 13 e 42 por gestão, com tamanho variando de 50 a 70 cm. A gestação dura em média 1 ano. Esses animais costumam aparecer mais no verão, época da reprodução”, explicou o especialista.
A causa da morte do tubarão-martelo ainda é desconhecida. A suspeita é que possivelmente ele foi capturado acidentalmente em uma rede de cadeia.
Confira aqui o vídeo: