Prefeitura anuncia Carnaval de Maragogi 2024 com polos descentralizados
O município segue um modelo de Carnaval descentralizado e democrático, com polos nos principais povoados da região: São Bento, Peroba e Barra Grande.
A Prefeitura de Maragogi, por meio da Secretaria de Eventos, anunciou a programação completa do Carnaval 2024. Músicas carnavalescas, ritmos, marchinhas e muita alegria irão invadir os quatro cantos da cidade do Litoral Norte de Alagoas nos seis dias de festa. Com uma programação que vai desta quinta (8) até a quarta-feira de cinzas (14), o Carnaval de Maragogi vai contar com 49 blocos, que irão desfilar na orla marítima (avenida Senador Rui Palmeira) e nos povoados Peroba, São Bento e Barra Grande.
Este ano, a festa conta com blocos já conhecidos, como o Bangalelê, o Bloco da Paz, o Bloco da Educação, o Grota na Folia, o Fixxa na Folia, o Maragotama, entre outros. Alguns blocos desfilam pela primeira vez, como o Maragogi On e o Bloco do Turista. A criançada também vai poder curtir os festejos de momo nos bloquinhos Pingo de Gente e Carinha de Anjo.
Esquema especial para os dias de Carnaval – Para garantir a segurança dos foliões no período momesco, a Prefeitura de Maragogi irá realizar uma operação em conjunto com as principais forças de segurança e saúde municipais e do Estado. A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), por sua vez, montou uma operação de segurança viária para os dias de folia, com, por exemplo, a interdição dos principais pontos de circulação de foliões, blocos, entre outros, além de disponibilizar todo o seu efetivo de agentes e orientadores de trânsito para auxiliar no deslocamento seguro das pessoas que desejam aproveitar as festas.
A Guarda Civil Municipal de Maragogi irá agir com todo o seu efetivo em postos estratégicos, com a utilização de motos, viaturas e quadriciclos durante todo o evento. A Polícia Militar de Alagoas, através do 6º BPM, e o Corpo de Bombeiros, através do 2º GBM, atuarão junto ao município para trazer segurança e bem-estar ao folião quem vem à Maragogi para curtir os dias de Carnaval.
O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPUMA) realizará o cadastro e irá fiscalizar os ambulantes durante esse período, coibindo a venda de bebidas alcóolicas para menores de 18 anos, além de promover campanhas para utilização de embalagens plásticas e de fácil manuseio ao invés de recipientes de vidro no período carnavalesco, a fim de diminuir as ocorrências de acidentes com estes materiais cortantes. Com um esquema especial para atendimentos de urgência, serviços de prevenção a doenças e orientações à população, a Secretaria de Saúde irá atuar ao longo dos seis dias de folia, disponibilizando materiais educativos, testes rápidos, ambulância do SAMU e muito mais.
A Saneape implementou um abrangente esquema de limpeza para o período carnavalesco em Maragogi. O plano inclui a realização de intensas operações de limpeza na orla da Praia de Maragogi após cada desfile de bloco, assegurando a manutenção da higiene e preservação ambiental. Além disso, a empresa mantém os demais povoados de Maragogi igualmente limpos, contribuindo para um ambiente agradável e preservando a beleza natural da região durante as festividades.
Ocupação de 95% na zona hoteleira – Segundo informações fornecidas pelo Ministério do Turismo, com base em uma pesquisa que entrevistou 2.029 pessoas em 27 capitais, constatou-se que 51% dos turistas que têm planos de viajar durante o Carnaval deste ano estão direcionando suas escolhas para destinos litorâneos e ensolarados. Esse dado reflete a predileção dos brasileiros por locais que proporcionem a oportunidade de desfrutar das belas praias e do clima tropical característico de Maragogi. Como a cidade possui cerca de 13 mil leitos e se prepara a cada dia para receber mais e melhor os turistas, a cidade figura como uma das mais procuradas no Verão e no Carnaval, a previsão é que a cidade tenha uma taxa de ocupação entre 95% e 98%.
Confira a programação completa: