Ifal Maragogi aprova 26 alunos e egressos no SISU e em faculdades
Estudante do Campus também conquistou o primeiro lugar no curso de Agronomia da Universidade Federal de Alagoas

Vinte e seis alunos e egressos do Instituto Federal de Alagoas - Campus Maragogi foram aprovados em cursos superiores de universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em graduações de faculdades particulares. Os dados fazem parte de um levantamento preliminar divulgado, nesta terça-feira (6), pela unidade de ensino.
Conforme o levantamento, os alunos foram aprovados em cursos de diversas áreas, como Odontologia, Direito, Administração e Matemática em instituições de Alagoas, Pernambuco, São Paulo e Minas Gerais. Um dos destaques foi o aluno Jamerson de Melo Silva Santos, que conquistou o 1º lugar em Agronomia, na Universidade Federal de Alagoas, ao fazer 580 pontos, no Exame Nacional de Ensino Médio.
Para a diretora do Campus Maragogi, Sandra Ferraz, o sucesso dos alunos nas seleções de entrada em universidades e em faculdades reflete a qualidade do ensino público ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas e o compromisso institucional com a democratização no acesso à educação.
“Temos uma excelência no ensino e, embora nosso foco não seja preparar o aluno para o Enem, damos a possibilidade de os estudantes cursarem uma graduação. Ofertamos anualmente os aulões direcionados ao Exame, onde tanto os discentes do Ifal Maragogi quanto os da comunidade externa têm acesso aos conteúdos e aos simulados preparados pelos nossos professores”, avaliou Sandra Ferraz.
A diretora destacou que o número de aprovados no Sisu 2024 e em faculdades particulares deve aumentar, uma vez que o Campus Maragogi ainda está entrando em contato com egressos que concluíram o ensino médio e técnico, em anos anteriores, na instituição.
Paixão pela agricultura motivou Jamerson a querer Agronomia

O estudante de Agroecologia do Campus Maragogi, Jamerson de Melo Silva Santos, 17 anos, ainda está comemorando a conquista da primeira colocação no curso superior de Agronomia da Universidade Federal de Alagoas.
Entrar numa universidade pública representa, para Jamerson, ao mesmo tempo, a continuidade da tradição familiar em cultivar a terra e quebrar a trajetória de falta de acesso ao ensino superior em seu entorno familiar.
“Meu avô trabalhava com terra, meu pai também trabalhava e é uma paixão que foi herdada por gerações. Eu também realizei o sonho dos meus avós e dos meus pais, que nunca tiveram a oportunidade de entrar em uma faculdade. Eu sou o primeiro filho, neto e sobrinho a passar em uma faculdade”, contou o futuro universitário.
Um dos motivos que contribuíram para a aprovação de Jamerson na UFAL é a qualidade do ensino que ele teve no Instituto Federal de Alagoas. “É um privilégio ter estudado no Ifal e tenho grande gratidão aos professores que me acolheram nos contra-turnos para tirar minhas dúvidas, que deram dicas de como resolver questões do Enem”, contou. Ele destacou ainda que participou de cursos preparatórios para o Exame, oferecidos pelo Campus Maragogi.
Veja também
Últimas notícias
Polícia realiza novas buscas por adolescente de 15 anos desaparecida em Maceió

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano

Bazar em apoio à aldeia Wassú Cocal reúne sabores e cultura; confira programação

Prefeito antecipa pagamento dos servidores em homenagem aos 150 anos de Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
