Ifal Maragogi aprova 26 alunos e egressos no SISU e em faculdades
Estudante do Campus também conquistou o primeiro lugar no curso de Agronomia da Universidade Federal de Alagoas

Vinte e seis alunos e egressos do Instituto Federal de Alagoas - Campus Maragogi foram aprovados em cursos superiores de universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em graduações de faculdades particulares. Os dados fazem parte de um levantamento preliminar divulgado, nesta terça-feira (6), pela unidade de ensino.
Conforme o levantamento, os alunos foram aprovados em cursos de diversas áreas, como Odontologia, Direito, Administração e Matemática em instituições de Alagoas, Pernambuco, São Paulo e Minas Gerais. Um dos destaques foi o aluno Jamerson de Melo Silva Santos, que conquistou o 1º lugar em Agronomia, na Universidade Federal de Alagoas, ao fazer 580 pontos, no Exame Nacional de Ensino Médio.
Para a diretora do Campus Maragogi, Sandra Ferraz, o sucesso dos alunos nas seleções de entrada em universidades e em faculdades reflete a qualidade do ensino público ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas e o compromisso institucional com a democratização no acesso à educação.
“Temos uma excelência no ensino e, embora nosso foco não seja preparar o aluno para o Enem, damos a possibilidade de os estudantes cursarem uma graduação. Ofertamos anualmente os aulões direcionados ao Exame, onde tanto os discentes do Ifal Maragogi quanto os da comunidade externa têm acesso aos conteúdos e aos simulados preparados pelos nossos professores”, avaliou Sandra Ferraz.
A diretora destacou que o número de aprovados no Sisu 2024 e em faculdades particulares deve aumentar, uma vez que o Campus Maragogi ainda está entrando em contato com egressos que concluíram o ensino médio e técnico, em anos anteriores, na instituição.
Paixão pela agricultura motivou Jamerson a querer Agronomia

O estudante de Agroecologia do Campus Maragogi, Jamerson de Melo Silva Santos, 17 anos, ainda está comemorando a conquista da primeira colocação no curso superior de Agronomia da Universidade Federal de Alagoas.
Entrar numa universidade pública representa, para Jamerson, ao mesmo tempo, a continuidade da tradição familiar em cultivar a terra e quebrar a trajetória de falta de acesso ao ensino superior em seu entorno familiar.
“Meu avô trabalhava com terra, meu pai também trabalhava e é uma paixão que foi herdada por gerações. Eu também realizei o sonho dos meus avós e dos meus pais, que nunca tiveram a oportunidade de entrar em uma faculdade. Eu sou o primeiro filho, neto e sobrinho a passar em uma faculdade”, contou o futuro universitário.
Um dos motivos que contribuíram para a aprovação de Jamerson na UFAL é a qualidade do ensino que ele teve no Instituto Federal de Alagoas. “É um privilégio ter estudado no Ifal e tenho grande gratidão aos professores que me acolheram nos contra-turnos para tirar minhas dúvidas, que deram dicas de como resolver questões do Enem”, contou. Ele destacou ainda que participou de cursos preparatórios para o Exame, oferecidos pelo Campus Maragogi.
Veja também
Últimas notícias

MPAL participa de evento com pessoas negras em situação de rua na luta por respeito e inclusão

“Maio Laranja”: MPAL dialoga com diretores de escolas sobre combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Acidente envolvendo quatro carros e uma carreta tanque deixa trânsito interditado em Marechal Deodoro

Ufal suspende concurso público para docente por tempo indeterminado

Prefeitura de Mata Grande cancela evento e decreta luto oficial pela morte de filho de secretário

Mulher fica confinada em casa após ser mordida pelo próprio cachorro em Palmeira dos índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
