Maragogi

Equatorial flagra mais de 1.200 irregularidades em Maragogi

Distribuidora, da 1ª semana de janeiro até o momento foi recuperada a energia suficiente para abastecer o município de São Miguel dos Campos

Por 7Segundos, com Assessoria 28/02/2024 10h10
Equatorial flagra mais de 1.200 irregularidades em Maragogi
Equatorial flagra mais de 1.200 irregularidades em Maragogi - Foto: Assessoria

A Equatorial Alagoas tem investido no uso de tecnologia para auxiliar o trabalho de equipes de campo, que realizam diariamente as inspeções para combater o furto de energia elétrica conhecido também como “gato” e o ato de fraudar medidores classificado como estelionato. Nesta terça-feira (27), a Distribuidora divulgou o balanço da “Operação Verão”, desencadeada na 1ª semana de janeiro, na cidade de Maragogi, que até o momento já constatou mais de 1.200 irregularidades.

Durante as inspeções realizadas na cidade do Litoral Norte, não apenas em residências, foram contabilizadas 238 fraudes em estabelecimentos comerciais, de pequeno e grande porte, à exemplo de mercadinhos, hotéis, pousadas, bares e restaurantes. Foram constatadas irregularidades entre ligações clandestinas e intervenções ilegais no sistema de distribuição de energia da concessionária.

Somente em Maragogi, ao todo, 1.249 autuações foram lavradas por fraude e de acordo com dados da Distribuidora, o volume de energia recuperada é suficiente para abastecer aproximadamente 5.833 residências por um ano ou fornecer energia para a cidade de São Miguel dos Campos durante o período de um mês.

Riscos e perigos e mudança de comportamento da população

A Equatorial Alagoas faz um apelo junto à sociedade, sobre a importância da mudança de comportamento daqueles que insistem em permanecer na prática, tendo em vista que as ligações clandestinas de energia colocam a vida de pessoas em risco, à medida em que podem provocar graves acidentes.

O principal risco relacionado às irregularidades é o de choque elétrico. Por não ter a capacitação necessária e não utilizar os procedimentos técnicos, os equipamentos de proteção coletivos e individuais, o infrator pode ter contato com a rede elétrica e receber uma descarga, podendo vir a óbito.

Apenas profissionais qualificados e autorizados podem realizar qualquer intervenção na rede e as ligações irregulares, por sua vez, são feitas por pessoas sem a devida capacitação para executar o serviço, sem seguir os critérios técnicos e de segurança necessários que garantem a qualidade, integridade da rede e continuidade do fornecimento.

Denúncia

Além de dos malefícios já mencionados, a Equatorial destaca que esse é um crime em que todos os clientes pagam as contas, porque as perdas geradas pelo furto e fraude de energia refletem diretamente no aumento da tarifa imposta pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como forma de compensar o montante desviado pelos infratores.

Para colaborar com a inibição do furto de energia, a empresa orienta como os alagoanos podem registrar a sua denúncia, a qual a identidade de quem realiza a queixa é mantida em total anonimato.

Ao acessar o site oficial www.equatorialenergia.com.br, o consumidor terá acesso a uma área para fornecer dados sobre a situação, como por exemplo: endereço, município, código único a ser denunciado, número do medidor de energia, pontos de referência e também o espaço conta com a opção para anexar imagens e vídeos que possam auxiliar na análise do caso. As denúncias de suspeitas de irregularidades também podem ser feitas pela Central de Atendimento da Equatorial pelo 0800 082 0196.