Justiça

Mulher que teve casa atingida pela chuva em Maragogi expede documentos

Desempregada e sem condições para emitir a segunda via de certidão de nascimento e RG, moradora da Barra Grande garantiu os documentos gratuitamente

Por Assessoria 21/03/2024 08h08
Mulher que teve casa atingida pela chuva em Maragogi expede documentos
Luciana emitiu certidão de nascimento durante a campanha Registro Para Todos - Foto: Niel Rodrigues / Assessoria

A senhora Luciana Maria da Silva reside com um filho de 13 anos na Praia de Barra Grande, em Maragogi. Ela informou que, no ano passado, a casa dela foi atingida por uma chuva forte, que deteriorou móveis, roupas e tudo o que havia na casa, inclusive a certidão de nascimento.

Desempregada e sem condições financeiras para emitir a segunda via do documento, Luciana ficou todo esse tempo aguardando uma oportunidade para fazer o registro. Segundo ela, a renda da família é complementada pela venda de flores na praia.

Quando soube da realização da campanha Registro Para Todos em Maragogi, juntou os dados que tinha e seguiu até a Escola Municipal Dr. José Jorge de Farias Sales, onde estão sendo ofertados documentos gratuitos.

“Eu estava precisando muito desse registro, porque eu sei que sem documentos eu não sou nada, mas não estava tendo condições de pagar. Graças a Deus, deu tudo certo e já vou aproveitar para tirar a identidade também”, comentou.

Quem também compareceu à quadra poliesportiva da Escola Municipal Dr. José Jorge de Farias Sales, no Centro de Maragogi, foi o jovem Mateus Felipe Anastácio dos Santos. Ele afirmou que precisou tirar a segunda via da certidão de casamento por um motivo importante.

“A gente está precisando desse documento, porque minha esposa vai se formar em pedagogia, então ela vai precisar apresentar na faculdade. A primeira via foi levada pela chuva. Molhou e borrou tudo”, ratificou.

Mateus Felipe garantiu a certidão de casamento gratuitamente. Foto: Niel Rodrigues

Já a aposentada Antônia Maria da Conceição, que reside em Barra Grande, em Maragogi, afirmou que a primeira via da certidão de nascimento está se rasgando e quando soube da campanha, procurou resolver logo a pendência. “Meu nome está quase desaparecendo, então resolvi fazer outro documento”.

Antônia Maria da Conceição, durante a campanha Registro Para Todos, em Maragogi. Foto: Niel Rodrigues

Idealização e parceriasA 3ª edição da campanha Registro Para Todos foi idealizada pelo Corregedor-Geral, Des. Domingos Neto, e conta com a parceria da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/AL) e cartórios de registro civil de pessoas naturais de Maragogi, além da Superintendência Regional, do Instituto de Identificação, da Receita Federal e das secretarias de Assistência Social e de Saúde do município.