Projeto de lei prevê liberar uso de veículo pessoal em provas práticas do Detran
Proposta visa garantir segurança aos motoristas e redução de custos pagos na carteira de habilitação
O senador Cleitinho (Republicanos-MG) apresentou um projeto de lei que visa alterar o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) para permitir que os exames de direção sejam realizados em qualquer automóvel da categoria. A iniciativa prevê dar mais segurança e reduzir os custos pagos pelos candidatos. A proposta será analisada pela CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado.
De acordo com o parlamentar, o valor da carteira de habilitação custa em torno de R$ 2 mil. Desse total, cerca de R$ 280 são destinados apenas ao aluguel do veículo da autoescola para a realização do exame de direção. Na justificativa, o senador ressaltou que essa proposta não é nova, já que na década de 1990 era permitido fazer aulas e exames de direção no próprio veículo.
“O aluno fazer a prova no seu veículo traz mais segurança ao motorista e reduz o custo pago pelos candidatos”, defende o senador.
A legislação brasileira estipula que o Estado deve avaliar os candidatos e emitir a Carteira de Habilitação para aqueles considerados aptos. A avaliação inclui etapas de exames físicos e psicológicos, teste escrito com conceitos teóricos e exame de direção.
De acordo com o CTB, o interessado deve frequentar aulas de direção ministradas por instrutores habilitados em autoescolas, passando por um processo de aprendizagem e conhecimento das regras de segurança para todos os usuários das vias públicas.
Últimas notícias
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
