Projeto de lei prevê liberar uso de veículo pessoal em provas práticas do Detran
Proposta visa garantir segurança aos motoristas e redução de custos pagos na carteira de habilitação
O senador Cleitinho (Republicanos-MG) apresentou um projeto de lei que visa alterar o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) para permitir que os exames de direção sejam realizados em qualquer automóvel da categoria. A iniciativa prevê dar mais segurança e reduzir os custos pagos pelos candidatos. A proposta será analisada pela CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado.
De acordo com o parlamentar, o valor da carteira de habilitação custa em torno de R$ 2 mil. Desse total, cerca de R$ 280 são destinados apenas ao aluguel do veículo da autoescola para a realização do exame de direção. Na justificativa, o senador ressaltou que essa proposta não é nova, já que na década de 1990 era permitido fazer aulas e exames de direção no próprio veículo.
“O aluno fazer a prova no seu veículo traz mais segurança ao motorista e reduz o custo pago pelos candidatos”, defende o senador.
A legislação brasileira estipula que o Estado deve avaliar os candidatos e emitir a Carteira de Habilitação para aqueles considerados aptos. A avaliação inclui etapas de exames físicos e psicológicos, teste escrito com conceitos teóricos e exame de direção.
De acordo com o CTB, o interessado deve frequentar aulas de direção ministradas por instrutores habilitados em autoescolas, passando por um processo de aprendizagem e conhecimento das regras de segurança para todos os usuários das vias públicas.
Últimas notícias
Prefeitura de Penedo anuncia restauração da histórica Rua do Banheiro pelo PAP
Penedo receberá a carreta do Programa Agora Tem Especialistas do Ministério da Saúde
Com 41,75%, Renan Filho ultrapassa JHC em pesquisa, após início da pré-campanha
Polícia Civil apreende 191 cartões bancários em operação contra agiotagem em Penedo
Acidente entre van e carro de passeio é registrado no município de Água Branca
Chico Filho cobra providências da concessionária Sanama por prejuízos no bairro da Santa Lúcia
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
