Meio ambiente

Vereador denuncia existência de novo lixão em Jundiá

Ministério Público irá requisitar informações da gestão municipal

Por Maurício Silva 04/07/2024 14h02 - Atualizado em 04/07/2024 15h03
Vereador denuncia existência de novo lixão em Jundiá
Lixo é jogado irregularmente na cidade de Jundiá - Foto: Reprodução

O vereador Ivonaldo Manoel dos Santos Silva ‘Nal Pedreiro’ denunciou que a gestão do prefeito Jorge Galvão (MDB) vem fazendo uma espécie de novo lixão no município de Jundiá. O parlamentar fez uma publicação nas redes sociais nesta quarta-feira (3) denunciando a situação. O Ministério Público comunicou que irá requisitar informações da gestão municipal.

Nal Pedreiro disse que recebeu a informação de moradores dizendo que a Prefeitura de Jundiá havia instalado um novo lixão às margens da rodovia AL 480, próximo da área urbana da cidade. Ele foi ao local, constatou a irregularidade e gravou um vídeo denunciando a situação.

Quando o parlamentar foi ao local, que fica perto de uma famosa oficina e próximo ao trevo de acesso ao centro urbano, os urubus tomavam conta do local devido que tinha resíduos colocados irregularmente na localidade. De acordo com o parlamentar, um forte odor exala no lixão a céu aberto.

Nas imagens divulgadas pelo vereador é possível ver vários materiais plásticos (principalmente garrafas), papelão e pedaços de galhos de árvores misturados com metralhas. Os urubus marcam território na localidade, que se tornou prejudicial à saúde pública.

O 7Segundos entrou em contato com o Departamento de Comunicação da Prefeitura de Jundiá, mas até a publicação dessa reportagem, o órgão não emitiu uma posição oficial do governo Jorge Galvão. O Ministério Público comunicou que o promotor de justiça Rodrigo Soares irá requisitar informações ao município sobre o assunto na próxima segunda-feira (8).

Fim dos lixões

Os lixões em toda a Região Norte de Alagoas foram encerrados em maio do ano de 2018. A extinção dos lixões fez parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei federal nº 12.305/2010. A lei obriga que todos os rejeitos devem ter uma disposição final ambientalmente adequada, determinando a desativação dos lixões a céu aberto.

Confira aqui o vídeo: