Lula se reúne com presidente da Bolívia para discutir futuro do país depois de tentativa de golpe
Chefe do Executivo brasileiro também vai se encontrar com movimentos sociais e empresários em agenda nesta terça-feira (9)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre agenda, nesta terça-feira (9), em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Entre os compromissos públicos, estão uma reunião com o presidente boliviano Luis Arce para tratar da tentativa de golpe no país, realizada no fim de junho, além de uma cerimônia de assinatura de atos, declaração à imprensa e encontros com movimentos sociais e empresários.
Lula quer assumir o papel de mediador para atenuar a briga política na Bolívia, entre Arce e seu antigo padrinho político, o ex-presidente Evo Morales. Ambos buscam a preferência do Movimento ao Socialismo para disputar a candidatura à Presidência em 2025 e rivalizam pelo controle do partido.
O general Juan José Zúñiga foi preso por comandar o levante. O militar acusou Arce de encomendar a ele um “autogolpe” para reverter a baixa popularidade — o governo nega. A partir de então, Evo fez coro com opositores, passou a questionar a versão oficial e a disseminar a narrativa de que tudo não passou de armação.
Por estar no cargo, o grupo de Arce entende que o atual presidente teria a prerrogativa de disputar seu segundo mandato, em 2025. Mas Evo deseja voltar ao poder, embora tenha sido considerado impedido pelo tribunal constitucional. Arce, por sua vez, afirma que a decisão deve ser das organizações sociais que são a base do Movimento ao Socialismo.
A tentativa de golpe na Bolívia ocorreu em meio à queda na exportação de gás natural, contração nas reservas de dólar e inflação. Naturalmente, o descontentamento da população afeta a popularidade de Arce. Agora, Lula vai conversar com o boliviano para debater o golpe militar e o futuro do país, a fim de afastar qualquer medida irrazoável no continente e fortalecer os membros do bloco latino-americano.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
