Japaratinga e Porto Calvo registram casos de oropuche
Alagoas conta com seis confirmações da doença

Conforme informou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) neste início do mês de agosto, Alagoas já registrou seis casos da febre oropuche, sendo dois deles na cidade de Japaratinga e um em Porto Calvo. O mosquito maruim é o principal transmissor da doença.
O primeiro caso da febre oropuche confirmado em solo alagoano foi registrado no dia 10 de julho no município de Japaratinga. O paciente trata-se de um homem de 55 anos de idade. De acordo com a Sesau, ele não apresentou complicações clínicas graves.
Conforme dados da Sesau, Alagoas registrou, até o dia 2 de agosto, seis casos da febre oropouche no Estado. Do total, quatro casos do sexo feminino, residentes nas cidades de Japaratinga, Porto Calvo, Atalaia e Tanque D’Arca, e dois casos do sexo masculino, oriundos das cidades de Messias e Japaratinga.
O diagnóstico foi fechado por meio de exame laboratorial, realizado no Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL). Para isso foi utilizada a metodologia de RT-PCR em tempo real, cujo resultado foi negativo para dengue, zika e chikungunya e positivo para a Febre Oropouche.
Segundo a Sesau, os pacientes não apresentaram complicações clínicas graves. A Sesau e as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) continuam em investigação epidemiológica para assegurar o monitoramento e controle efetivo da situação epidemiológica, assim como determinar o local de origem da infecção.
A Sesau reforçou a importância dos cuidados para não contrair febre oroupuche, doença causada por um arbovírus do gênero orthobunyavirus. Além de manter a casa limpa, é necessário remover os possíveis criadouros de mosquitos, como água parada e folhas acumuladas, usar roupas que cubram a maior parte do corpo, aplicar repelente nas áreas expostas da pele e evitar áreas com grande circulação de mosquitos.
Segundo informações do Ministério da Saúde, o maruim é o principal transmissor da febre oropouche. A muriçoca ou pernilongo também podem transmitir o vírus. A transmissão ocorre por mosquitos infectados, depois que eles picam uma pessoa ou animal infectados e se contaminam.
Sintomas
Os principais sintomas da febre oropuche são: febre de início súbito; dor de cabeça; dor muscular e articular; tontura; dor retro ocular; calafrios; fotofobia; náuseas e; vômitos. Quem apresentar sintomas deve procurar uma unidade de saúde.
Veja também
Últimas notícias

Dupla armada rouba motocicleta em borracharia no bairro Santa Lúci

Filme ‘Antônia’ começa gravações em Penedo na próxima segunda, 15

Thaís Canuto reage a Renato Filho e denuncia fake news em Pilar

MEC oferta 7,8 mil vagas de pós-graduação gratuita para professores

Dólar fecha a R$ 5,35, menor valor em mais de um ano

Motorista desobedece sinalização e destrói pórtico na Av. Governador Afrânio Lages
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
