Maragogi

Maragogi recebe atletas do Brasil e do exterior no Festival de Velas

Evento reúne cerca de 300 competidores e começa nesta sexta-feira (1º)

Por Maurício Silva 01/11/2024 07h07 - Atualizado em 01/11/2024 16h04
Maragogi recebe atletas do Brasil e do exterior no Festival de Velas
Evento náutico ocorre no mar da Praia de Burgalhau - Foto: Isac Silva/7Segundos

Maragogi, a Capital da Costa dos Corais, torna-se esses dias também na capital nacional da vela com a 3ª edição do Festival de Velas. O evento na cidade do Litoral Norte de Alagoas começa nesta sexta-feira (1º) e segue até segunda-feira (4) reunindo cerca de 300 atletas do Brasil e do exterior.

O Festival de Velas na cidade turística já vem aquecendo o turismo no Caribe Brasileiro e na região da Costa dos Corais
. O palco principal do evento será a paradisíaca Praia de Burgalhau, onde o vento é um dos mais favoráveis do Brasil para a prática de esportes à vela.

O evento vai sediar as etapas do Campeonato Brasileiro e Sul-Americano de várias categorias, mas atrai atletas de várias partes do mundo. “O evento vem atraindo vem atraindo atletas do mundo inteiro, nas últimas edições tivemos representação da Austrália, Estados Unidos, Portugal, Itália, Espanha, Argentina, Chile e de todo o Brasil”, informou a página oficial do evento.

A organização destacou que o evento em Maragogi já se consolidou. “Já está consolidado como o maior evento de vela do Brasil com uma média de 300 atletas inscritos. Além da vela, o festival leva a bandeira de projetos sociais dentro do evento: ecologia, sustentabilidade, inserção ao esporte, e cultura”, diz o comunicado na página oficial.

Abertura

A abertura inicia às 10h desta sexta-feira (1º) na área do evento na Praia de Burgalhau. A festa de abertura do campeonato será às 18h na Casa Burgalhau. Também haverá a arena de jogos: barrinha, cabo de guerra, caranguejobol, vôlei, queimado, futemesa e futevôlei. Haverá também o espaço cultural.

Categorias

A 3ª edição do Festival de Velas em Maragogi terá disputas nas etapas nacional e sul-americana das seguintes categorias: Fórmula Windsurf Fins, IQ Foil Olímpico, Fórmula Foil, Racebord, Wingfoil, Kitsurf, slalon, jangada a vela regional e a participação especial de canoas havianas.