Alagoas

Festival de Velas em Maragogi agita Alagoas

Evento começou nesta quarta-feira e segue até o dia 27 de novembro

Por Maurício Silva 23/11/2022 16h04 - Atualizado em 23/11/2022 16h04
Festival de Velas em Maragogi agita Alagoas
Evento náutico ocorre no mar da Praia de Burgalhau - Foto: Isac Silva/7Segundos

O Festival de Velas em Maragogi, começou nesta quarta-feira (23), agitando Alagoas. O evento náutico segue até o dia 27 de novembro e já se tornou um verdadeiro sucesso na Capital da Costa dos Corais. São mais de 250 competidores no mar da paradisíaca Praia de Burgalhau.

Medalhistas do Brasil e do exterior confirmaram presença e garantiram o sucesso do evento porque não podiam deixar de apoiar esta iniciativa, idealizada por um dos mais admirados ícones do Windsurf, Marcelo Lacerda, de 73 anos de idade, que começou a velejar aos 40 anos.

250 Competidores participam do Festival de Velas em Maragogi. Foto: Isac Silva


O secretário municipal de Turismo, Diego Vasconcelos, enfatizou que a gestão abraçou o evento. “O evento é muito importante para o nosso município. Primeiro devido essa questão da nossa raia, hoje, sem sombras de dúvidas, é uma das melhores raias para se velejar do país, o vento está bem favorável; e era um evento que acontecia de maneira mais intimista, mas agora a prefeitura resolveu abraçar o evento, junto com a Associação de Windsurf de Alagoas, a gente decidiu fazer um evento ainda maior e oficializar no nosso calendário de eventos anual. É um evento importante que é gerador de fluxo turístico”, destacou.

Idealizador do evento, o empresário Marcela Lacerda, disse que está realizando um sonho. “Estou muito feliz! Estou vivendo um momento de sonho! Vou participar, não em todas regatas, até por conta que estou muito ocupado na organização. É a realização de um sonho! Eu já velejo em Maragogi há 32 anos e um dos motivos para eu vir para Maragogi é o quanto essas raias da gente são excelentes para a prática de windsurf, para esporte à vela. Maragogi tem a melhor raia do Brasil para essa prática de vela”, disse.

Praia de Burgalhau é o cenário ideal para os competidores. Foto: Isac Silva


O coordenador do evento, André Maciel, é só elogios para Maragogi. “Maragogi é um cenário maravilhoso! É o Caribe! É um dos melhores lugares, a gente vai vem praticando windsurf aqui em Maragogi, através do empresário Marcelo Lacerda, há mais de 30 anos. Para você ter uma ideia já tivemos Sulamericano, Brasileiro, já tivemos diversas etapas aqui em Maragogi, porém, nessa grandeza é a primeira, que conta com todas as classes”, frisou.

Os competidores participarão das classes Windsurf, Fórmula, IQFoil, Foil, Raceboard, Slalom, WingFoil, Jangadas a Vela, Pesca, Long Distance e ainda Wing e KiteSurf como convidados especiais. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Maragogi e da Associação Brasileira de Windsurf (ABWS), além de contar com um “padrinho” especial, o famoso empresário e esportista Álvaro Garnero e sua esposa Lou que defendem a vocação de “pólo das velas” para Maragogi e que vai competir na categoria Kitesurfe.

Competidores adoram o vento e o mar da Praia de Burgalhau. Foto: Isac Silva

Com apuração de Isac Silva*