MPF expede recomendação para melhoria da saúde prestada à população da Barra de Santo Antônio
Medidas urgentes incluem reparos na Central de Abastecimento Farmacêutico, reabastecimento de medicamentos e melhorias no controle de distribuição

O Ministério Público Federal (MPF) informou nesta quarta-feira (27) que recomendou ao município de Barra de Santo Antônio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a adoção de medidas urgentes para corrigir problemas graves no sistema de saúde.
Entre as ações recomendadas estão a realização de reparos imediatos na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), como a troca da geladeira usada para armazenar insulina, a eliminação de mofo, a instalação de climatização adequada e a organização do estoque de medicamentos.
Além disso, o município deve apresentar um cronograma detalhado para a conclusão da reforma do imóvel destinado à nova sede da CAF, implementar um sistema informatizado de controle para entrada e saída de medicamentos — seguindo orientações do Ministério da Saúde — e reabastecer o estoque de medicamentos básicos, comprovando a aquisição por meio de notas fiscais referentes aos itens solicitados em novembro de 2024.A Secretaria de Saúde tem 15 dias para informar ao MPF se cumprirá a recomendação, enviando relatórios e documentos comprobatórios.
A recomendação foi emitida pela procuradora da República, Roberta Bomfim, com base em inspeções realizadas por equipes do MPF e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Durante as visitas, foram constatadas condições precárias na CAF, incluindo espaço insuficiente, falta de ventilação e climatização, presença de mofo e armazenamento inadequado de medicamentos, como insulina guardada em uma geladeira em estado crítico que também continha alimentos.
Também foram encontrados medicamentos vencidos e instrumentos fora da validade, além da ausência de um sistema de controle organizado para a entrada e distribuição de medicamentos, comprometendo a gestão do estoque.
A situação da saúde no município é ainda mais preocupante diante de outras deficiências identificadas, como a dificuldade na realização de exames médicos e a carência de profissionais de saúde — há apenas um ginecologista atendendo toda a cidade, composta por cerca de 17 mil habitantes. A ausência de campanhas públicas de saúde, como a vermifugação de crianças, e a inexistência de dados epidemiológicos sobre doenças como câncer, HPV, HIV e sífilis comprometem o planejamento de políticas de saúde mais eficientes.
Com essa iniciativa, o MPF reafirma seu compromisso em garantir o direito fundamental à saúde, exigindo que o município adote providências imediatas para reverter esse cenário. A atuação busca assegurar condições mínimas de atendimento à população, promovendo a reestruturação do sistema de saúde e reforçando a importância de um serviço público digno, acessível e eficiente.
Veja também
Últimas notícias

Quatro assaltantes armados são presos por roubo na BR-424, em Rio Largo

Promotora entra com recurso de apelação para aumentar pena de homem que matou ex em Murici

Estudantes brigam dentro de sala de aula em escola estadual em Porto Calvo

'Brasil tem capacidade logística para ampliar exportações', afirma Renan Filho, no Japão

Carlos Cavalcanti assume presidência do Tribunal de Justiça de AL a partir desta quarta (26)

Julgamento de motorista embriagado que causou morte em Pilar ocorre nesta quarta (26)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
