Acidentes

'Hoje foi a primeira vez que a embarcação foi ao mar', diz diretor sobre naufrágio de catamarã

Idoso vítima de afogamento morreu durante o caminho ao hospital

Por Jamerson Soares e Maurício Silva 13/12/2024 18h06 - Atualizado em 13/12/2024 20h08
'Hoje foi a primeira vez que a embarcação foi ao mar', diz diretor sobre naufrágio de catamarã
Naufrágio de embarcação em Maragogi deixa um morto - Foto: Reprodução

O diretor de Meio Ambiente de Maragogi, Rhaylander Teixeira, contou que foi a primeira vez que a embarcação, que naufragou na Praia de Barra Grande e deixou um morto, foi ao mar. A informação foi compartilhada durante uma reunião entre o Ministério Público e representantes das secretarias municipais da cidade realizada nesta sexta-feira (13).

Segundo o diretor, o catamarã não estava cadastrado pelo município e o proprietário, conhecido como João Português, não tinha permissão para realizar nenhum tipo de comercialização turística com esse catamarã, nem passeio de orla e às piscinas naturais com a embarcação.

"Então, ela estava irregular. A embarcação começou a naufragar no momento em que as equipes de fiscalização foram abordar o proprietário e fiscalizar a embarcação no mar. Foi nesse mesmo momento que um dos fiscais começa a chamar todos os marinheiros e os outros fiscais para fazer o socorro", relatou Rhaylander Teixeira.

Ainda de acordo com o Teixeira, o catamarã estava parado há dois anos e passou agora por uma reforma, e a suspeita é de que a motivação do incidente teria sido problemas na embarcação.

O secretário da Saúde, João Oliveira Neto, também estava presente na reunião. Segundo ele, todas as 47 vítimas foram socorridas e atendidas, e grande parte já foi avaliada e liberada. De 13 pessoas que foram para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), apenas uma senhora foi encaminhada para o Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo.

"O idoso que morreu chegou em parada cardiorrespiratória, sem sinais vitais, demos todo o suporte para resgatar essa vida, mas a suspeita é que ele foi vítima de afogamento. Todos os pacientes foram atendidos, a grande parte foi atendida durante a manhã, terminamos os atendimentos no local, e mais ninguém ficou esperando", concluiu o secretário.