Prefeito Sérgio Lira destaca rivalidade política com Marcos Madeira
Gestor enfrentou o ex-prefeito diretamente por cinco vezes em Maragogi
O atual prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira Neto (Progressistas – PP), destacou a grande rivalidade política que possui com o ex-prefeito Marcos Madeira (MDB). O gestor da cidade do Litoral Norte de Alagoas concedeu entrevista coletiva nesta quinta-feira (19), no resort Grand Oca, em Ponta de Mangue, para fazer um balanço da gestão que vai se encerrar em 31 de dezembro de 2024.
Sérgio Lira foi candidato ao cargo de prefeito de Maragogi seis vezes. Em cinco oportunidades, o atual gestor enfrentou diretamente Marcos Madeira, sendo que Lira venceu quatro vezes e teve uma derrota. Ele perdeu uma disputa majoritária para Henrique Madeira (2012) e já ocupou o cargo de vereador por uma vez.
O médico foi questionado sobre a rivalidade e começou comentando em tom distraído. “Essa rivalidade existe até hoje. Eu quando encontro com ele digo: ‘olha, eu ganhei de você quatro vezes, está 4 a 1, é goleada!’. E fiz o sucessor em cima dele e perdi uma para uma indicação dele”, disse.
Lira reconhece a rivalidade. “Mas, eu acho que eu penso que a gente tem assim uma relação mais ou menos pouco amistosa, mas somos adversários ferrenhos: questão de grupo. Eu não entendo que se eu estou saindo daqui com aprovação que beira os 80%, muita gente dele aprova a administração, mas isso é como um time: aqui é dividido azul e encarnado, não se tem a terceira opção”, frisou.
“Acredito que ele vá continuar como adversário. Ele tem a mentalidade e a estrutura de trabalho, que não é a minha, é visível a diferença. Por isso que as eleições aqui em Maragogi sempre são plesbicitarias, aqui as eleições são plesbicitarias ou é ou não é, ou fez ou não fez”, destacou Sérgio Lira.
O prefeito finalizou o tema deixando a rivalidade política em aberto. “O Marcos teve quatro derrotas recentemente e nem sei se ele tem mais gás. Teve a candidatura para deputado e as de prefeito. Não sei como a carreira dele vai continuar. O que me estimula muito é se um dia lá na frente ele inventar de ser, ele vai me ter como adversário e eu não tenho dúvida”, afirmou.
As disputas
Sérgio Lira e Marcos Madeira se enfrentaram disputando o cargo de prefeito de Maragogi pela primeira vez no pleito de 1996 quando Lira venceu. Em 2000, o médico superou novamente Madeira na eleição mais apertada dos últimos 30 anos. Em 2004, Lira apoiou o candidato Antônio Lyra e Madeira foi eleito prefeito pela primeira vez. Em 2008 Marcos Madeira superou Sérgio Lira diretamente pela primeira vez. Em 2012, Madeira apoiou o candidato Henrique Madeira e ele venceu Lira num pleito com votação acirrada. Na disputa de 2016, Sérgio Lira superou Marcos Madeira diretamente pela terceira vez. No pleito de 2020, Lira superou Madeira novamente e foi reeleito pela quarta vez com a maior diferença de votos entre os dois. Agora em 2024 o atual prefeito apoiou Daniel Vasconcelos (PP) e ele venceu Marcos Madeira.
Veja também
Últimas notícias
Homem cai de moto ao tentar fugir da polícia e é detido com maconha em Arapiraca
Mulher é presa por agredir filho com cabo de vassoura em Delmiro Gouveia
Pai é preso após agredir filha com pedaço de madeira no Benedito Bentes
Execução e cárcere privado: casal é atacado por facção rival no Jacintinho
Dólar cai para R$ 5,40 com reunião do Copom e mercado externo
Moraes anula decisão da Câmara que manteve mandato de Zambelli
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
