Sucessão de Sérgio Lira em Maragogi é disputada por quatro candidatos
Resultado deste domingo (6) vai definir quem vai comandar a gestão municipal nos próximos quatro anos

A sucessão do prefeito Fernando Sérgio Lira Neto (Progressistas – PP) está sendo disputada por quatro candidatos majoritários no município de Maragogi. O resultado das eleições municipais deste domingo (6) vai definir quem vai comandar o Executivo da cidade do Litoral Norte de Alagoas nos próximos quatro anos.
O embate ao cargo de prefeito na Capital da Costa dos Corais é entre os candidatos: Daniel Vasconcelos (PP), Dr. Jairo Xavier (Republicanos), Marcos Madeira (MDB) e Fio (PL). Eles disputam os votos das 25.149 pessoas aptas a votar neste pleito de 2024. A votação inicia às 8h e segue até às 17h.
O médico Sérgio Lira governa a cidade do Litoral Norte de Alagoas pela quarta vez na história (1997-2000, 2001-2004, 2017-2020 e 2021-2024). Em 15 de novembro de 2020 ele foi reeleito prefeito com 9.553 votos (58,99%), superando Marcos Madeira (MDB) com 5.047 votos (30,82%) e Adriano Calaça (Rede) com 1.594 votos (9,84%).

Daniel Vasconcelos
O candidato Daniel Mendes de Vasconcelos Ferreira (PP), de 40 anos, é apoiado pelo prefeito Sérgio Lira. ‘Dani’ está no segundo mandato como vereador por Maragogi. Na atual gestão, ele também exerceu o cargo de secretário municipal de Agricultura. Ele é irmão do atual vice-prefeito Gabriel Vasconcelos e disputa o cargo de prefeito pela primeira vez. O candidato a vice-prefeito é Ênio Cavalcante (PP). A coligação é “Avança Maragogi” com os partidos: PP, Podemos, União Brasil e a federação PSDB-Cidadania.

Dr. Jairo Xavier
O médico Jairo Mota Xavier de Oliveira (Republicanos), de 43 anos, também disputa o cargo Executivo pela primeira vez. Ele prometeu, caso seja eleito, enxugar a máquina pública, diminuindo o número de secretarias e órgãos dos atuais 28 para apenas 12. Xavier quer criar o Centro de Tradições Nordestinas. O candidato a vice-prefeito na chapa é o empresário Edson da Academia (Republicanos).

Marcos Madeira
O ex-prefeito Marcos José Dias Viana ‘Marcos Madeira’ (MDB), de 62 anos, é figura carimbada na política da cidade turística e disputa o cargo de prefeito pela sétima vez na história. Ele governou Maragogi por duas oportunidades (2005-2008 e 2009-2012). Madeira perdeu quatro disputas majoritárias na cidade e todas as derrotas foram para Sérgio Lira nos pleitos de 1996, 2000, 2016 e 2020. A única vitória direta contra Lira foi em 2008. O ex-gestor anunciou a priorização da educação caso seja eleito. O candidato a vice-prefeito na chapa é o vereador Fernando da Skol (PSB). Ele lidera a coligação “Maragogi vai voltar a sorrir” com os partidos: MDB e PSB.

Fio
O vereador Agenilson dos Santos Silva ‘Fio’ (PL), de 41 anos, é outro que estreia na disputa majoritária na cidade litorânea. Ele está ocupando o cargo de vereador pela primeira vez (2021-2024). O candidato diz que é a verdadeira mudança para Maragogi. Entre as propostas está a criação de um calendário de eventos na a baixa temporada. O candidato a vice-prefeito na chapa é o empresário Antônio Carlos da Silva (PL).

Câmara Municipal
A disputa por vagas na Câmara Municipal promete ser bastante acirrada nas eleições 2024. Para este pleito há uma grande novidade: é que os atuais vereadores aprovaram o acréscimo de cadeiras para a Casa Everaldo Solano de Vasconcelos passando das atuais 11 para 13 a partir de 1º de janeiro de 2025. Disputam vagas na Casa Legislativa 78 candidatos dos seguintes partidos: PL, MDB, PSB, Republicanos, Progressistas, União Brasil e Podemos.
Eleitorado
Nessa eleição de 2024 Maragogi passou a ter o maior eleitorado de toda a Região Norte de Alagoas com 25.149 votantes. O município litorâneo ganhou 9.073 pessoas aptas a votar nos últimos 12 anos. Esses eleitores votam neste domingo (6) em 70 seções eleitorais (clique aqui e saiba onde ficam todas as seções).
Veja também
Últimas notícias

Sesau discute fluxo de acesso a medicamento que evita infecções em recém-nascidos

Mulher é vítima de ameaças por parte do ex-companheiro em Olho d’Água do Casado

Entregadores por aplicativo protestam na Avenida Fernandes Lima, em Maceió

Paraguai investiga ataque hacker do Brasil, que culpa gestão Bolsonaro

Protagonismo das vereadoras na Câmara de Maceió fortalece a defesa pelos direitos das mulheres

Compras em sites internacionais ficam mais caras, a partir desta terça (1º), em AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
