Capitania dos Portos inicia campanha para combater irregularidades em AL
Ação iniciou nesta sexta-feira (20) e vai até o dia 15 de março de 2025
A Capitania dos Portos de Alagoas iniciou nesta sexta-feira (20) a “Operação Navegue Seguro”, e vai até o dia 15 de março de 2025, período de maior movimentação em mares, rios e lagos do Estado. A ação tem como objetivo reforçar a segurança náutica e a preservação ambiental, intensificando fiscalizações em embarcações de esporte e recreio em todo o território alagoano.
Segundo a Capitania dos Portos, durante a operação, serão verificadas a habilitação dos condutores, a regularidade da documentação das embarcações e a presença de equipamentos obrigatórios, como coletes salva-vidas, boias e extintores de incêndio. Além disso, a Capitania usará etilômetros para coibir o consumo de álcool por condutores, adotando tolerância zero. A superlotação das embarcações, um dos principais fatores de risco, será outro foco das fiscalizações.
Com o lema “Fique Ligado, Você é o Capitão!”, a campanha busca conscientizar a comunidade náutica sobre sua responsabilidade. As abordagens incluirão ações educativas, como palestras e visitas a marinas e colônias de pescadores, reforçando a importância de práticas seguras e sustentáveis.
A preservação ambiental também está entre os pilares da operação. A Marinha incentivará práticas como o descarte correto de resíduos e a redução de impactos na fauna e flora aquáticas, reafirmando seu compromisso com a conservação dos ecossistemas.
De acordo com a Capitania dos Portos, na edição passada, os resultados demonstraram a eficácia da campanha: 52 embarcações foram apreendidas e 511 notificações emitidas. Esses números destacam a seriedade da Marinha em garantir a segurança e a sustentabilidade nas atividades náuticas.
Veja também
Últimas notícias
Hospital de Emergência do Agreste atende mais de 920 pessoas durante o Carnaval
Leandro Silva lidera mobilização para garantir acesso seguro ao Residencial Adelmo Pereira
Acusado de matar coreógrafo em Viçosa é denunciado por homicídio duplamente qualificado
Casos de dengue caem nas quatro primeiras semanas epidemiológicas de 2026
Justiça convoca eleitores que fizeram alistamento eleitoral online para fazerem biometria
Prefeitura de Maceió convoca de 800 profissionais da educação após cobrança de Rafael Brito
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
