Capitania dos Portos inicia campanha para combater irregularidades em AL
Ação iniciou nesta sexta-feira (20) e vai até o dia 15 de março de 2025

A Capitania dos Portos de Alagoas iniciou nesta sexta-feira (20) a “Operação Navegue Seguro”, e vai até o dia 15 de março de 2025, período de maior movimentação em mares, rios e lagos do Estado. A ação tem como objetivo reforçar a segurança náutica e a preservação ambiental, intensificando fiscalizações em embarcações de esporte e recreio em todo o território alagoano.
Segundo a Capitania dos Portos, durante a operação, serão verificadas a habilitação dos condutores, a regularidade da documentação das embarcações e a presença de equipamentos obrigatórios, como coletes salva-vidas, boias e extintores de incêndio. Além disso, a Capitania usará etilômetros para coibir o consumo de álcool por condutores, adotando tolerância zero. A superlotação das embarcações, um dos principais fatores de risco, será outro foco das fiscalizações.
Com o lema “Fique Ligado, Você é o Capitão!”, a campanha busca conscientizar a comunidade náutica sobre sua responsabilidade. As abordagens incluirão ações educativas, como palestras e visitas a marinas e colônias de pescadores, reforçando a importância de práticas seguras e sustentáveis.
A preservação ambiental também está entre os pilares da operação. A Marinha incentivará práticas como o descarte correto de resíduos e a redução de impactos na fauna e flora aquáticas, reafirmando seu compromisso com a conservação dos ecossistemas.
De acordo com a Capitania dos Portos, na edição passada, os resultados demonstraram a eficácia da campanha: 52 embarcações foram apreendidas e 511 notificações emitidas. Esses números destacam a seriedade da Marinha em garantir a segurança e a sustentabilidade nas atividades náuticas.
Veja também
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves anuncia bingo especial em homenagem ao Dia das Mães em Rio Largo

Jovem é flagrado furtando motocicleta no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca

Falta de energia elétrica prejudica moradores e comerciantes do Centro de Arapiraca

Deputada quer substituir Enem por vestibular próprio em universidades de Alagoas

'Japão é muito seguro', afirmou brasileira encontrada morta em apartamento em Tóquio

Sonda lançada há 50 anos pode cair na Terra esta semana
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
