Ifal Maragogi prorroga as inscrições do vestibular de Horticultura
Candidato agora terá até o dia 2 de fevereiro para fazer a inscrições online do vestibular
As inscrições do vestibular 2025 do curso superior de Tecnologia em Horticultura do Instituto Federal de Alagoas, em Maragogi, foram prorrogadas até o dia 2 de fevereiro. O procedimento é gratuito e pode ser feito no site: exame.ifal.edu.br.
Conforme o edital, o vestibular será realizado em etapa única, usando exclusivamente, a média geral obtida numa das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir do ano de 2009. O processo classificatório obedecerá à ordem decrescente da média geral das notas e o tipo de concorrência dos candidatos que se submeteram a todas as provas e foram considerados aptos.
A graduação oferta 30 vagas, sendo que 70% delas são reservadas aos estudantes egressos da rede pública de ensino ou de escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público. Esse critério leva em conta também a renda familiar bruta per capita, autodeclaração étnica e a existência de deficiência.
Conforme o edital, há também bônus regional de 10% sobre a média final para candidatos que cursaram integralmente o ensino médio regular, ou por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou equivalentes em escola pública ou privada da rede de ensino de Alagoas.
A graduação tem carga horária de 3.100 horas distribuídas em 6 semestres, no período diurno, e são ministradas por professores com mestrado e doutorado, que atuam no Instituto Federal de Alagoas, em Maragogi. A turma tem à disposição diversos laboratórios, biblioteca, auditórios e equipe profissional de assistência ao discente formada por nutricionista, assistente social. A previsão é que as aulas comecem em fevereiro.
O mercado de trabalho para o graduado em Tecnologia em Horticultura inclui: cooperativas e associações; empresas de armazenamento e distribuição de produtos hortícolas; empresas de certificação; empresas de comercialização de insumos e produtos destinados às atividades de horticultura; empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria; empresas, propriedades rurais e empreendimentos de agricultura familiar;
Outros locais de atuação profissional são: organizações não governamentais; órgãos públicos; viveiros de produção de mudas; institutos e centros de pesquisa; instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.
Veja também
Últimas notícias
Dólar cai para R$ 5,40 com reunião do Copom e mercado externo
Moraes anula decisão da Câmara que manteve mandato de Zambelli
Michelle Bolsonaro se manifesta após decisão de Moraes sobre Zambelli
Operação da Polícia Civil cumpre mandados e prende quatro pessoas em Alagoas
Pão de Açúcar registra 39ºC e entra na lista das cidades mais quentes do Brasil nesta quinta-feira (11)
Melhores sites para rastrear encomendas: como acompanhar seus pacotes com facilidade
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
