Japaratinga recebe Selo Ouro de compromisso nacional com a alfabetização
A secretária de Educação, Zeza Pereira, representou o município na cerimônia que contou com a presença do presidente Lula
Em uma cerimônia especial na capital federal, o município de Japaratinga recebeu o Selo Ouro de compromisso nacional com a alfabetização. A cidade esteve representada pela secretária municipal de Educação, Maria José Pereira – professora Zeza, como é conhecida – no evento que reuniu prefeitos de diversas cidades do país, além do ministro da Educação, Camilo Santana, e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
A premiação reconhece os esforços empreendidos pela Prefeitura de Japaratinga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, na busca pela alfabetização das crianças na idade certa. O ato foi realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, na tarde desta segunda-feira (10).
Ao aderir ao programa, que é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), Japaratinga assumiu a responsabilidade de melhorar a qualidade do processo e dos resultados da alfabetização. E com a soma dos esforços o Ouro veio. Também foram homenageadas outras cidades que alcançaram o selo na categoria ouro e os Estados condecorados com categoria ouro, prata e bronze.
A conquista foi celebrada pelo prefeito José Severino da Silva – Déo (MDB), que creditou o selo a toda equipe da Educação. “A gente fica sem palavras para agradecer mais um prêmio tão importante, que coloca nossa cidade em destaque. Eu só posso dizer o meu muito obrigado a todos os profissionais da educação, que são os verdadeiros guerreiros e merecedores deste prêmio”, comemorou.
Déo reforçou que vai continuar investindo na área. “A Educação é quem abre portas para um futuro melhor. A cada prêmio, minha vontade de fazer mais e melhor só aumenta. Nada vai parar na Educação de Japaratinga!”, garantiu.
A secretária Zeza Pereira compartilhou de sua alegria ao receber o Selo Ouro. “É com muito orgulho que vim representar a educação de Japaratinga, em um momento ímpar. Essa conquista só foi possível por conta dos investimentos e da valorização profissional, que são a base da nossa gestão. O investimento em formação continuada, o cumprimento do calendário escolar e a aquisição de materiais didáticos também foram e são fundamentais para um futuro promissor para os alunos.”
Em seu discurso, durante a cerimônia, o presidente Lula falou do desafio do programa. “A gente fez um acordo com os 27 governadores e com quase todos os mais de 6.000 prefeitos deste país, para que a gente assumisse a responsabilidade de, até 2030, chegar, a pelo menos 80%, das nossas crianças alfabetizadas até o 2º ano escolar. Não é difícil, muito menos impossível, se a gente tiver vontade de fazer. Se a gente assumir como um compromisso de honra”, completou.
O Ministro da Educação, Camilo Santana, fez um apelo aos prefeitos eleitos e reeleitos. “Assumam como prioridade, ou continuem assumindo a Educação como prioridade nos seus governos. Porque só a educação constrói um futuro melhor de oportunidades.”
Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), lançado em 2023 pelo Ministério da Educação (MEC), que visa garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental. O programa também tem como objetivo recuperar as aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano que foram afetadas pela pandemia.
O CNCA é realizado em parceria entre a União, os estados e os municípios. Os princípios do programa incluem:
• Promover a equidade educacional
• Fortalecer a colaboração entre os entes federativos
• Assegurar que os municípios e estados elaborem e publiquem suas próprias políticas de alfabetização
• Garantir que todos os entes federativos implementem políticas de formação de gestores e professores alfabetizadores
• Certificar que os municípios e estados tenham material didático complementar e espaços de incentivo à leitura
O programa é coordenado pelo MEC, mas a adesão ao Compromisso é voluntária. O município, estado ou Distrito Federal que aderir ao programa assume a responsabilidade de melhorar a qualidade do processo e dos resultados de alfabetização.
O MEC também reconhece o trabalho das Secretarias de Educação com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização.
Veja também
Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
