Câmara inicia semana com aumento de pena para incêndios e porte de armas de uso irrestrito
Sessões de votação estão previstas para acontecer entre terça-feira (18) e quinta-feira (20)

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), pautou para esta semana um conjunto de projetos de consenso entre os líderes partidários da Casa. As sessões de votação estão previstas para acontecer entre terça-feira (18) e quinta-feira (20).
Na lista elencada, consta um projeto que aumenta a pena do crime de posse ou porte de arma de uso restrito ou proibido quando a arma possuir alto potencial destrutivo. O relator da proposta é o deputado Max Lemos (PDT-RJ), que não apresentou um parecer até a publicação desta reportagem.
O aumento penas para incêndios ambientais criminosos também consta na agenda de votações. De autoria do deputado federal Gervásio Maia (PSB-PB), o texto também prevê a qualificação de circunstância grave aos crimes que dificultem a plena prestação de serviços públicos e em concurso de pessoas.
O texto ainda estabelece que quem fizer uso irregular do fogo em terras públicas ficará proibido de fechar contratos com o poder público ou receber recursos públicos. A proposta ainda pode ser apensada a um projeto da deputada federal Duda Salabert (PDT-MG), que também endurece as penas para os crimes de incêndios ambientais. Contudo, até o momento, não foi feita a designação de um relator, apesar de o texto já ter urgência aprovada em plenário.
Outra proposta escolhida para ser votada é uma que transforma em crime a manipulação digital de imagens por uso de inteligência artificial. A proposição ainda agrava a pena em casos de crimes contra mulheres e candidaturas em período eleitoral. A proposta é relatada pela deputada Yandra Moura (União-SE).
Veja também
Últimas notícias

Filhote de baleia com marcas de mordida de tubarão é encontrado morto em Piaçabuçu

'Devemos sempre aliviar o bolso do trabalhador, principalmente aqueles que mais precisam', diz Daniel Barbosa
![[Vídeo] Prefeita Ceci cobra leis mais duras após novo caso de agressão contra mulher](https://img.7segundos.com.br/Z569dQY6DHI7_aBsoSkGPHh8tdw=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-07-09-at-165344.jpeg)
[Vídeo] Prefeita Ceci cobra leis mais duras após novo caso de agressão contra mulher

PF vê suspeita de lavagem em R$ 44 milhões movimentados por Bolsonaro em dois anos

PM reage a ataque em residência na Grota do Canaã e investiga possível ligação com tráfico

Receita libera consulta a quarto lote de restituição do IR
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
